O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, autorizou que o escrivão Ícaro Lemos Barbosa deixe o Brasil para participar do “Curso de Investigação de Uso Criminoso de Criptomoedas”, que será feito em El Salvador entre os dias 15 e 29 de janeiro.
A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial da União.
O país da América Central virou notícia no mundo todo no ano passado ao transformar o Bitcoin como moeda de curso legal da nação. Nayib Bukele, presidente salvadorenho, é um enorme entusiasta da criptomoeda.
Bitcoin no dia a dia
Dois meses depois de El Salvador se tornar o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como uma moeda de curso legal, o Portal do Bitcoin viajou ao país para ver de perto como estava sendo a implementação da criptomoeda e foi à famosa ‘Praia do Bitcoin’ — local que deu início a uma revolução no país.
El Zonte fica cerca de uma hora da capital do país, San Salvador. Lá o bitcoin não é usado por traders profissionais ou investidores que querem fazer o máximo de dinheiro possível. Naquela pequena praia habitada por cerca de 3 mil pessoas, o que prevalece é o papel social de uma tecnologia livre que garante àqueles salvadorenhos acesso ao sistema financeiro que sempre os excluiu.
A realidade daquelas pessoas começou a mudar em 2019 depois que um investidor anônimo fez uma grande doação de bitcoin para a comunidade. O dinheiro poderia ser usado no que fosse necessário, com a única condição — de que permanecesse em bitcoin em invés de ser convertido em dólar, a moeda oficial de El Salvador desde o início dos anos 2000. Assim uma economia circular baseada no bitcoin começou a ganhar vida naquela praia.
Leia o relato completo de como o Bitcoin está sendo usado em El Salvador.