Imagem da matéria: Polícia Federal autoriza ida de escrivão para curso sobre crimes e criptomoedas em El Salvador
Foto: Divulgação/gov.br

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, autorizou que o escrivão Ícaro Lemos Barbosa deixe o Brasil para participar do “Curso de Investigação de Uso Criminoso de Criptomoedas”, que será feito em El Salvador entre os dias 15 e 29 de janeiro.

A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial da União.

Publicidade

O país da América Central virou notícia no mundo todo no ano passado ao transformar o Bitcoin como moeda de curso legal da nação. Nayib Bukele, presidente salvadorenho, é um enorme entusiasta da criptomoeda.

Bitcoin no dia a dia

Dois meses depois de El Salvador se tornar o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como uma moeda de curso legal, o Portal do Bitcoin viajou ao país para ver de perto como estava sendo a implementação da criptomoeda e foi à famosa ‘Praia do Bitcoin’ — local que deu início a uma revolução no país.

El Zonte fica cerca de uma hora da capital do país, San Salvador. Lá o bitcoin não é usado por traders profissionais ou investidores que querem fazer o máximo de dinheiro possível. Naquela pequena praia habitada por cerca de 3 mil pessoas, o que prevalece é o papel social de uma tecnologia livre que garante àqueles salvadorenhos acesso ao sistema financeiro que sempre os excluiu.

A realidade daquelas pessoas começou a mudar em 2019 depois que um investidor anônimo fez uma grande doação de bitcoin para a comunidade. O dinheiro poderia ser usado no que fosse necessário, com a única condição — de que permanecesse em bitcoin em invés de ser convertido em dólar, a moeda oficial de El Salvador desde o início dos anos 2000. Assim uma economia circular baseada no bitcoin começou a ganhar vida naquela praia. 

Leia o relato completo de como o Bitcoin está sendo usado em El Salvador.

VOCÊ PODE GOSTAR
mão segura celular com logo do whatsapp

WhatsApp pirata pode estar minerando criptomoedas no seu celular sem você saber

Conhecidos como WhatsApp GB, Aero e Plus, as cópias não autorizadas do app oficial da Meta podem abrir portas para vazamento de mensagens, fotos e áudios, dizem especialistas
Imagem da matéria: Viden.vc investe na Liquidium, plataforma que permite empréstimos na rede Bitcoin

Viden.vc investe na Liquidium, plataforma que permite empréstimos na rede Bitcoin

A Liquidium é o segundo investimento da Viden em empresas que desenvolvem a tecnologia para o ecossistema financeiro do Bitcoin – o primeiro foi na Magisat
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%
Imagem da matéria: Governo dos EUA move US$ 4 milhões em Bitcoin apreendido de usuário do Silk Road

Governo dos EUA move US$ 4 milhões em Bitcoin apreendido de usuário do Silk Road

O Bitcoin apreendido pelos EUA em 2021 de um homem condenado por vender Xanax na dark web está em movimento