Homem feliz envolto a ilustrações de Bitcoin
Shutterstock

85% dos brasileiros acreditam que criptomoedas oferecem maior liberdade financeira, revela uma pesquisa da corretora de criptomoedas OKX divulgada na última semana. 

Com sede nas Ilhas Seychelles e operando globalmente, a OKX obteve a participação de 750 brasileiros na sondagem que ocorreu em novembro de 2023. No relatório, a empresa considerou respostas de usuários e não usuários de criptomoedas, diz o documento enviado ao Portal do Bitcoin.

Publicidade

Sobre a tecnologia blockchain, que surgiu com o Bitcoin, 78% dos participantes disseram concordar que as criptomoedas representam uma tecnologia revolucionária que pode transformar as finanças e outras indústrias — a concordância de usuários de criptomoedas foi ainda maior, de 91%.

A pesquisa perguntou também sobre transparência e segurança acerca da nova modalidade de movimentar ativos — como Bitcoin, Ethereum, tokens, NFTs em comparação com o sistema tradicional. Sobre isso, 85% dos brasileiros concordam que investir em criptomoedas oferece maior liberdade financeira e independência do sistema bancário tradicional.

Ainda sobre o tema, 93% dos usuários de criptomoedas disseram se sentir mais confiantes em escolher criptomoeda para investimento se estivesse claro sobre a segurança do local onde estão investindo.

Prova de Reservas de criptomoedas

Os entrevistados também responderam sobre como as exchanges de criptomoedas lidam com os fundos. Neste caso, 86% dos brasileiros concordam que a Prova de Reservas (PoR) pode contribuir positivamente para a legitimidade e maturidade do mercado de criptomoedas.

Publicidade

“Esses insights destacam tanto a popularidade da criptomoeda no Brasil e como a transparência em torno das reservas de segurança e da Prova de Reservas podem promover mais confiança”, disse Guilherme Sacamone, gerente geral da OKX Brasil.

“Os brasileiros confiam na cripto como forma de transformar as finanças tradicionais e, à medida que a adoção acelera, a educação do consumidor torna-se fundamental — seja orientando os usuários sobre a auto custódia ou reduzindo as barreiras de compreensão para novos participantes”, acrescentou.

Sacamone concluiu afirmando que a OKX pretende capacitar uma maior participação brasileira em criptomoedas ao mesmo tempo que impulsiona a maturidade “neste cenário em rápida evolução”, fornecendo reserva de seguranças robustas e uma experiência de usuário intuitiva”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: "MicroStrategy da Dogecoin" mira expansão para Bitcoin e Solana

“MicroStrategy da Dogecoin” mira expansão para Bitcoin e Solana

A Spirit Blockchain Capital afirma que está implementando uma estratégia de geração de rendimento para suas participações em Dogecoin
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Criadora da stablecoin mais popular do mundo, Tether muda sua sede para El Salvador

CEO da Tether classificou a medida como uma progressão natural da empresa no sentido de fortalecer o foco em mercados emergentes
moedas de bitcoin e bandeira dos EUA no fundo

Governo dos EUA ganha autorização para vender US$ 6,5 bilhões em Bitcoin

A decisão não garante a liquidação imediata do Bitcoin apreendido, pois o confisco de ativos federais exige vários processos administrativos
Robert Kiyosaki autor do livro Pai Rico Pai Pobre posa para foto

Pai Rico: “Só os burros não ficarão ricos com o Bitcoin”

“Antigamente era necessário ser muito inteligente para ficar rico. O Bitcoin torna ficar rico fácil”, disse Robert Kiyosaki em suas redes sociais