A YouXWallet alega ter sido hackeada e, para “evitar maiores prejuízos”, fechou seu site e travou saques dos clientes. A empresa é suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira onde oferecia retornos de 3% ao dia aos investidores.
De acordo com informações obtidas pelo Portal do Bitcoin, a empresa já vinha atrasando pagamentos desde o início de outubro.
Em comunicado oficial, a empresa diz ter sido “alvo de invasões no sistema” e estar “apurando a dimensão do prejuízo causado por essa invasão indevida.”
Segundo a empresa, a paralisação das atividades é necessária para “depurar e buscar os autores deste ato criminoso, responsabilizando-os na esfera cível e criminal.”
A YouXWallet também cancelou seu evento em um Cruzeiro marcado para dia 06 de dezembro.
O presidente da empresa Joab Santos confirmou a notícia do roubo em uma liva realizada no youtube no domingo (10) e disse ter contratado uma empresa de auditoria para auditar as finanças da empresa. O processo de auditoria irá durar até 30 de novembro e a YouXWallet só voltaria ao normal em dezembro.
A informação, contudo, é vaga, dado que não é citado o nome da empresa de auditoria e nem como o hacker invadiu o sistema e o que foi roubado.
Nos comentários do vídeo, os clientes também questionam a história contada por Santos. “Os pagamentos eram feitos manualmente, chave 2F , D+5 , carteiras cadastradas … Hacker é história pra boi dormir ! O mundo vai ficar pequeno pra esse cara!”, diz um investidor.
“Para de encher linguiça linguiça amigão, você sabe que a empresa já deu calote. Começou diminuindo os [bônus] diários, depois atrasando saques! Agora acabou, já era, não existem hackers”, comenta outro investidor insatisfeito.
Alguns inclusive já perderam a esperança de recuperar o dinheiro e aconselha entrar na justiça. “Aconselho aqueles prejudicados a acionar este cidadão na justiça”, comenta o usuário Paulo de Tarso.
Como funcionava a YouXWallet
A YouXWallet tinha as mesmas promessas de uma pirâmide financeira clássica. Prometendo lucros de 3% ao dia, com supostas aplicações no mercado Forex e de criptomoedas, a empresa também bonificava clientes que indicavam novos investidores. O objetivo final era atingir a marca de 400% de lucro.
Os aportes iniciais variavam entre 100 e 50 mil dólares e quem te indicasse para o esquema ganhava 10% sobre o valor.
Como de praxe em pirâmides financeiras, a empresa também oferecia os bônus binários, para os clientes montarem suas redes.
Por fim, para atiçar a mente das pessoas, a YouXWallet prometia prêmios que iam desde iPhones até uma casa no valor de R$ 1 milhão para os investidores que conseguissem recrutar mais pessoas.
Leia também
- “Rendimentos diários de 1,5% a 5% é golpe”, diz Polícia Civil do Amazonas em alerta sobre pirâmides
- Ex-Telexfree acusado de pirâmide financeira com a Pay Diamond é preso no Espírito Santo