“Youtube não está fazendo nada sobre os scams”, escreveu no Twitter no sábado (25), Changpeng Zhao, CEO e fundador da maior corretora de criptomoedas do mundo, a Binance. O comentário de CZ foi sobre as constantes tentativas de golpes com bitcoin e outras criptomoedas na plataforma e que têm tirado o sossego de várias personalidades.
“Todos os dias eu sou questionado sobre esses golpes desenfreados; infelizmente eles não estão fazendo nada a respeito”, disse CZ, alertando:
“Não podemos fazer nada sobre isso. Por favor, informem caso vejam. A Binance não pode postar anúncios no YouTube, todos os anúncios são fraudes”.
Esse tipo de golpe não é novo no Youtube; ora ou outra reaparece na plataforma. Em abril, por exemplo, golpistas usaram a imagem de Bill Gates para promover falsa distribuição de bitcoin.
Nessa modalidade, o objetivo é convencer os usuários a transferirem seus bitcoins sob a promessa de que eles receberão em dobro. Para isso, os golpistas usam ilegalmente a imagem de empresários famosos para dar credibilidade.
Por conta disso, o cofundador da Apple Steve Wozniak entrou com uma ação contra o YouTube e o Google. Outras 17 pessoas de vários países que foram vítimas da fraude também estão na ação que tramita da Corte Superior do Estado da Califórnia (EUA).
Scams no Youtube e Twitter
Há cerca de dez dias, Um problema de segurança no Twitter permitiu a invasão de dezenas contas. Elon Musk, Bill Gates, Apple e Uber foram alguns famosos que tiveram suas contas hackeadas.
O ataque foi generalizado e, além de personalidades, também atingiu as contas das principais empresas de criptomoedas, como Binance, Ripple, Coinbase e Gemini.
Como no Youtube, os invasores usaram as contas para arrecadar bitcoin dos seguidores das celebridades e conseguiram roubar o equivalente a R$ 600 mil.
BitcoinTrade: Eleita a melhor corretora de criptomoedas do Brasil, cadastre-se agora