Edilson Osório Jr (EddieOz)
Reprodução: EddieOz (Twitter)

O Youtube notificou o criador de conteúdo, Edilson Osório Jr. (EddieOz), pioneiro do Bitcoin, criptomoedas e blockchain no Brasil, sobre a exclusão de seu canal na plataforma por “violações graves ou recorrentes” das diretrizes da comunidade. A notificação ocorreu na madrugada do sábado (13), segundo imagem compartilhada pelo youtuber em seu Twitter.

Edilson, conhecido por realizar transmissões ao vivo e publicar conteúdos educativos relacionados a Bitcoin, privacidade, liberdade e criptografia, estima que foram “perdidas mais de 1.200 horas de conteúdo sério”.

Publicidade

Ao Portal do Bitcoin, o youtuber disse que o banimento do seu canal não se encaixa em nenhuma infração das regras do Google, mas cita algumas hipóteses do que pode ter feito seu conteúdo ser removido da plataforma.

“Recentemente fiz dois vídeo que podem ter sido gatilho: o primeiro foi um react a um vídeo que continha muitas informações falsas ou inverdades sobre o ecossistema cripto. Existe a possibilidade do canal ter sido atacado pelo público da influencer [Carol Capel, que fez o vídeo reagido por Edilson], com excessivo número de reports negativos”, disse.

O segundo vídeo que pode ter sido o gatilho do banimento foi um em que ele discute sobre o Projeto de Lei 2630, mais conhecido como “PL das Fake News”. Alguns seguidores do youtuber já haviam levantado essa teoria, mas ele respondeu não acreditar que tenha sido banido por conta disso, já que seu vídeo apontou apenas “pontos potencialmente falhos da PL”.

Ainda em seu Twitter pessoal, ele afirma que seu canal “não se enquadra” em possíveis violações das “diretrizes da comunidade”, como “encorajar a prática de atividades ilegais ou incitar usuários a violar as diretrizes da plataforma”.

Publicidade

Ele disse para a reportagem que já preencheu o formulário de contestação do banimento e que, no momento, aguarda o posicionamento oficial da plataforma.

O Youtube foi procurado pelo Portal do Bitcoin para comentar sobre o caso, mas não se pronunciou até o momento da publicação.

Enquanto espera uma resposta, Edilson disse que vai continuar produzindo conteúdo através do seu perfil EddieOzTV na Twitch, plataforma de streaming concorrente do YouTube, onde comenta os principais acontecimentos do meio cripto em tempo real com o público.

VOCÊ PODE GOSTAR
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns