Edilson Osório Jr (EddieOz)
Reprodução: EddieOz (Twitter)

O Youtube notificou o criador de conteúdo, Edilson Osório Jr. (EddieOz), pioneiro do Bitcoin, criptomoedas e blockchain no Brasil, sobre a exclusão de seu canal na plataforma por “violações graves ou recorrentes” das diretrizes da comunidade. A notificação ocorreu na madrugada do sábado (13), segundo imagem compartilhada pelo youtuber em seu Twitter.

Edilson, conhecido por realizar transmissões ao vivo e publicar conteúdos educativos relacionados a Bitcoin, privacidade, liberdade e criptografia, estima que foram “perdidas mais de 1.200 horas de conteúdo sério”.

Publicidade

Ao Portal do Bitcoin, o youtuber disse que o banimento do seu canal não se encaixa em nenhuma infração das regras do Google, mas cita algumas hipóteses do que pode ter feito seu conteúdo ser removido da plataforma.

“Recentemente fiz dois vídeo que podem ter sido gatilho: o primeiro foi um react a um vídeo que continha muitas informações falsas ou inverdades sobre o ecossistema cripto. Existe a possibilidade do canal ter sido atacado pelo público da influencer [Carol Capel, que fez o vídeo reagido por Edilson], com excessivo número de reports negativos”, disse.

O segundo vídeo que pode ter sido o gatilho do banimento foi um em que ele discute sobre o Projeto de Lei 2630, mais conhecido como “PL das Fake News”. Alguns seguidores do youtuber já haviam levantado essa teoria, mas ele respondeu não acreditar que tenha sido banido por conta disso, já que seu vídeo apontou apenas “pontos potencialmente falhos da PL”.

Ainda em seu Twitter pessoal, ele afirma que seu canal “não se enquadra” em possíveis violações das “diretrizes da comunidade”, como “encorajar a prática de atividades ilegais ou incitar usuários a violar as diretrizes da plataforma”.

Publicidade

Ele disse para a reportagem que já preencheu o formulário de contestação do banimento e que, no momento, aguarda o posicionamento oficial da plataforma.

O Youtube foi procurado pelo Portal do Bitcoin para comentar sobre o caso, mas não se pronunciou até o momento da publicação.

Enquanto espera uma resposta, Edilson disse que vai continuar produzindo conteúdo através do seu perfil EddieOzTV na Twitch, plataforma de streaming concorrente do YouTube, onde comenta os principais acontecimentos do meio cripto em tempo real com o público.

Talvez você queira ler
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday Cripto: Veja 7 promoções para aproveitar nesta sexta

As empresas cripto brasileiras vão oferecer descontos em taxas de negociação, cashback em dobro na compra de criptomoedas, bônus especiais por indicação e muito mais
cédulas de 100 e 200 reais

Cresce número de brasileiros que sacam dinheiro em caixas eletrônicos

De acordo com o levantamento, 54% dos pesquisados disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente
antonio neto e fabricia campos braiscompany 4

Vítima que perdeu R$ 20 milhões na pirâmide Braiscompany depõe perante a Justiça

A previsão é que os réus detidos por participação no esquema da Braiscompany sejam interrogados na próxima semana
Agentes da PF e Receita cumprindo mandados de apreensão

Polícia Federal derruba quadrilha de doleiros que usava criptomoedas para praticar evasão de divisas

Na estimativa das autoridades, o esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 4 bilhões de forma ilegal