Imagem da matéria: Windows Defender Frustra Ataque de Hackers a Quase Meio Milhão de Computadores
Grupo buscava instalar malwares em computadores (Foto: Pixabay)

Um grupo de hackers coordenou um ataque em massa na última terça-feira (06). Segundo o portal News Bitcoin, mais de 400 mil computadores foram afetados por tipo de vírus conhecido como cavalo de troia (Trojan Horse). Esse software é malware que entra no sistema disfarçado como um programa comum e se instala do computador para roubar informações.

Identificado como ‘Dofoil’, o malware foi projetado especificamente para usar o computador afetado como máquina de mineração de criptomoeda. De acordo com a Microsoft, o ataque durou cerca de 12 horas e os países mais afetados foram Rússia (73%), Turquia (18%) e Ucrânia (4%).

Publicidade

A equipe de pesquisa que desenvolveu o programa AV da Microsoft informou que o Antivírus Windows Defender detectou o ataque imediatamente após o primeiro sinal de invasão — por um coordenador que tentou acessar a rede Namecoin — e conseguiu evitar pelo menos 80 mil violações indevidas. O ‘Dofoil’ tentou invadir o processo ‘explorer.exe’ do sistema operacional e injetar um código malicioso.

Código exclusivo

A estratégia dos criminosos era penetrar no ‘explorer.exe’ e manipular o sistema, baixando outro igual, mas com um código de programa de mineração de criptomoeda que ficaria mascarado como um binário legítimo do sistema operacional do Windows. O código programado foi criado exclusivamente para minerar a criptomoeda Electroneum (ETN).

A Microsoft afirmou que os computadores com Windows 10, 8.1 e Windows 7 com o Windows Defender ou o Microsoft Security Essentials instalados foram protegidos automaticamente.  ‘Dofoil’ já é “velho conhecido” da empresa.

É frequente a tentativa de usar o poder de computação alheio para minerar criptomoedas através de  programas maliciosos. Os hackers não poupam nem as redes sociais mais seguras como Facebook Messenger e Youtube para tentarem o ‘sequestro de máquinas’ e até mesmo de smartphones.

Publicidade

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo da Coinbase em cima de notas de dinheiro

Coinbase leva multa de R$ 25 milhões por não barrar clientes de “alto risco” no Reino Unido

A operação britânica da Coinbase atendeu mais de 13 mil clientes críticos ao violar um acordo com o regulador
Bandeira do Japão

Gate.io de saída do Japão: empresa vai transferir clientes para corretoras de criptomoedas locais reguladas

A exchange deixará de aceitar novos registros de contas de residentes japoneses e iniciará o encerramento gradual dos serviços
moedas ouradas de bitcoin e ethereum

Hashdex entra no último estágio para lançar ETF híbrido de Bitcoin e Ethereum nos EUA

A gestora brasileira protocolou ontem o formulário S-1, que é o último estágio na SEC para que um produto possa ser negociado na bolsa de valores
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética