Imagem da matéria: Windows Defender Frustra Ataque de Hackers a Quase Meio Milhão de Computadores
Grupo buscava instalar malwares em computadores (Foto: Pixabay)

Um grupo de hackers coordenou um ataque em massa na última terça-feira (06). Segundo o portal News Bitcoin, mais de 400 mil computadores foram afetados por tipo de vírus conhecido como cavalo de troia (Trojan Horse). Esse software é malware que entra no sistema disfarçado como um programa comum e se instala do computador para roubar informações.

Identificado como ‘Dofoil’, o malware foi projetado especificamente para usar o computador afetado como máquina de mineração de criptomoeda. De acordo com a Microsoft, o ataque durou cerca de 12 horas e os países mais afetados foram Rússia (73%), Turquia (18%) e Ucrânia (4%).

Publicidade

A equipe de pesquisa que desenvolveu o programa AV da Microsoft informou que o Antivírus Windows Defender detectou o ataque imediatamente após o primeiro sinal de invasão — por um coordenador que tentou acessar a rede Namecoin — e conseguiu evitar pelo menos 80 mil violações indevidas. O ‘Dofoil’ tentou invadir o processo ‘explorer.exe’ do sistema operacional e injetar um código malicioso.

Código exclusivo

A estratégia dos criminosos era penetrar no ‘explorer.exe’ e manipular o sistema, baixando outro igual, mas com um código de programa de mineração de criptomoeda que ficaria mascarado como um binário legítimo do sistema operacional do Windows. O código programado foi criado exclusivamente para minerar a criptomoeda Electroneum (ETN).

A Microsoft afirmou que os computadores com Windows 10, 8.1 e Windows 7 com o Windows Defender ou o Microsoft Security Essentials instalados foram protegidos automaticamente.  ‘Dofoil’ já é “velho conhecido” da empresa.

É frequente a tentativa de usar o poder de computação alheio para minerar criptomoedas através de  programas maliciosos. Os hackers não poupam nem as redes sociais mais seguras como Facebook Messenger e Youtube para tentarem o ‘sequestro de máquinas’ e até mesmo de smartphones.

Publicidade

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Imagem da matéria: Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

A plataforma peer-to-peer focada na moeda de privacidade Monero (XMR) citou “uma combinação de fatores internos e externos” para sua decisão de fechar as portas
Estátua da justiça e martelo de juiz à frente de bandeira do Canadá

Canadá multa Binance em R$ 22,5 milhões por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro 

Agência do governo menciona falta de registro e ausência de relatório de transações enquanto corretora operou no país
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago