Imagem da matéria: Weiss Ratings Explica sua Nota C+ para o Bitcoin

Weiss Ratings, uma agência de classificação independente dos EUA, a primeira a emitir notas para criptomoedas, criou polêmica ao dar apenas um C+ (“justo”) para o Bitcoin e dando melhores notas para algumas outras poucas criptomoedas.

A empresa, obviamente, sentiu que precisava responder ao ataque dos críticos depois que seu ranking sofreu diversos insultos nas redes sociais.Inclusive, sofrendo um ataque cibernético que tirou temporariamente o seu site do ar.

Publicidade

O relatório de 14 páginas destina-se a responder o clamor revelando fatores-chave e dados por trás da classificação.

Nota A

“Para os investidores”, explica o fundador da Weiss Ratings, Martin D. Weiss, PhD, “uma nota A seria para uma criptomoeda em que raramente tem um crash, e por enquanto, isso não existe isso no mercado. Porém, os desenvolvedores dizem não se preocupar com flutuações no mercado. Eles acham que nossas avaliações devem refletir rigorosamente a qualidade de seu trabalho e seu relativo sucesso no mundo real”.

Bitcoin C+

Com o objetivo de abordar investidores e desenvolvedores, o modelo Weiss combina uma série de sub-modelos: Risco e Recompensa, adaptados de suas classificações de ações e ETF, além de Fundamentos e Tecnologia, que são únicos para criptomoedas. Veja como eles determinaram o bitcoin em cada um deles:

Risco e Recompensa – “Os investidores do Bitcoin tiveram menos ganhos do que investidores de altcoins, enquanto continuavam a experimentar o risco da extrema volatilidade”.

Fundamentos – “O devido crédito é dado para adoção e segurança, mas o Bitcoin perde pontos no congestionamento da rede com apenas quatro transações por segundo e taxas elevadas de cerca de US$ 10 por transação. Além disso, os cinco principais mineradores controlam cerca de 70% do total do hashpower, também um fator negativo”.

Publicidade

Tecnologia – “O Bitcoin não possui a governança necessária para atualizações rápidas e está ficando para trás em uma indústria em rápida evolução”.

Outro ponto criticado da agência é que a Weiss considera demais a volatilidade dos preços. “Não é assim”, diz ele. “Nosso modelo reflete com precisão uma verdade inconveniente sobre as mudanças extremas do mercado. Mas nossas avaliações são continuamente atualizadas. Se os preços se estabilizarem ou os aprimoramentos de velocidade forem lançados com sucesso, uma atualização é possível de acontecer”.

Os relatórios divulgados pro eles são pagos, portanto, não podem ser divulgados aqui. Porém, a fim de informação, as criptomoedas com as melhores notas (B), eram EOS e ETH, seguidas por ADA, NEO e STEEM, com B-. Posteriormente, a Decred também subiu de rank para B-.

Leia Também: Coinfinity Completa Primeira Transação com Lightning Network em um Caixa Eletrônico de Bitcoin

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
homem segura moedas de Bitcoin, Ethereum e Dogecoin

Ethereum, Dogecoin e Bitcoin Cash se beneficiam de mega alta do Bitcoin

Bitcoin não é a única criptomoeda em alta hoje — mercado em alta puxa várias moedas para cima
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Aprovação de ETF de Bitcoin nos EUA é uma “questão de quando, não se”, diz Grayscale

Embora reconheça que os prazos sejam incertos, a Grayscale garante que a aprovação de um ETF de Bitcoin à vista nos EUA é inevitável
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Investidor que pagou a taxa de Bitcoin mais cara da história revela ter sido vítima de hacker

“Hackers pagaram taxa de 83,5 BTC com meu dinheiro”, denuncia investidor
Bonequinho em cima de uma pilha de moedas douradas de bitcoin fazendo alusão ao processo de mineração

Censura no Bitcoin? Grande pool de mineração revolta comunidade ao “filtrar” transações suspeitas

Um desenvolvedor do Bitcoin detectou seis transações perdidas de endereços sancionados pelo governo dos EUA