VitalikButerin Ethereum
Vitalik Buterin, criador do Ethereum (Foto: Flickr)

O protocolo descentralizado de redes sociais Farcaster é a mais recente obsessão do setor cripto — e, ao contrário de outras redes sociais baseadas em blockchain que surgiram e desapareceram, o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, parece acreditar que esta pode ir longe.

Em uma resposta a um post no X na segunda-feira (5) sobre as falhas do Friend.tech, outro app social descentralizado que logo perdeu força após um rápido aumento de atenção, Buterin pareceu considerar essa plataforma como condenada devido à sua abordagem especulativa. 

Publicidade

“O GameFi (algo como a integração de aplicativos de blockchain no setor de jogos para fins de monetização, entre outras coisas) ruim está usando a especulação financeira como um substituto para a diversão — os jogos de blockchain precisam ser divertidos como jogos”, disse Buterin. “Acredito que o mesmo se aplica aos apps de redes sociais cripto.”

Em contraste com o uso da “especulação financeira como um substituto da diversão”, como Buterin aparentemente acredita que o Friend.tech fez, o criador do Ethereum elogiou o Farcaster, bem como o protocolo descentralizado de redes sociais Lens, como produtos que resistirão ao teste do tempo. 

“Registrando uma previsão: o Farcaster e o Lens NÃO serão abandonados em 4 meses ou 1 [ano]”, escreveu Buterin.

O Friend.tech, que permite aos usuários comprar e vender ações dos perfis de seus amigos, explodiu em popularidade no verão passado. Os críticos, no entanto, descartaram-no como um esquema Ponzi que se baseava no impulso especulativo para atrair usuários, a maioria dos quais estava interessada principalmente em obter lucro rápido. 

As preocupações tinham fundamento: poucos meses após os altos e baixos do Friend.tech, a atividade na plataforma sofreu um colapso espetacular. Ela ainda não se recuperou, já que, até o momento, o volume diário de transações no Friend.tech caiu 99,6% em relação aos picos de setembro, de acordo com dados compilados pela Dune.

Publicidade

O ciclo volátil do Friend.tech é semelhante ao de muitos projetos do setor de criptomoedas que se destacam e ganham as manchetes, mas que entram em colapso assim que o interesse especulativo oscila.

O Farcaster, por outro lado, não é movido por incentivos financeiros. É uma rede descentralizada de aplicativos de redes sociais, com os aplicativos Farcaster operando como uma site de rede social padrão — com os benefícios adicionais de privacidade, resistência à censura, menos bots e inovações tecnológicas fáceis de usar.

Uma dessas inovações, o Frames, catapultou a rede para uma popularidade sem precedentes nos últimos dias, permitindo que os usuários realizem diversas funções em um aplicativo de rede social — como jogar, fazer compras on-line e cunhar NFTs — sem precisar sair para um outro site.

Na última semana, graças ao Frames, a atividade dos usuários no Farcaster teve um aumento extraordinário de 1.300%. Esse grau de sucesso já foi (temporariamente) alcançado por outras plataformas sociais on-chain, incluindo o Friend.tech, mas Buterin parece confiante de que essa sequência, pelo menos, não será apenas mais um fogo de palha.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Viden.vc investe na Magisat, projeto focado no ecossistema financeiro do Bitcoin

Viden.vc investe na Magisat, projeto focado no ecossistema financeiro do Bitcoin

A rodada de investimentos seed da Magisat contou com a presença de outros fundos, como o Bitcoin Frontier Fund, UTXO Management e Unbroken Chain
Ilustração mostra controle de videogame dentro de um data center

Immutable X investe na Trexx, startup brasileira de jogos blockchain

A estratégia do unicórnio é avançar com a adoção da blockchain games na América Latina
Imagem da matéria: DOG decola 85% na semana e mostra que hype das memecoins do Bitcoin ainda não acabou

DOG decola 85% na semana e mostra que hype das memecoins do Bitcoin ainda não acabou

Enquanto algumas memecoins baseadas no Bitcoin brilham com ganhos, um token temático de cachorro rebate as alegações de que o hype das Runes desapareceu
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA

Executivo da Bitwise afirma que mercado cripto está “subestimando” mudanças na política dos EUA

Clareza regulatória poderia trazer uma multidão de consultores financeiros no valor de US$ 20 trilhões para o setor cripto