Imagem da matéria: Vídeo: polícia descobre fazenda de mineração de ethereum em aeroporto na Itália
Parte da estrutura de mineração clandestina (Foto: Reprodução/Polícia italiana)

Um técnico de informática responsável pela TI do aeroporto de Lamezia Terme, em Calabria, na Itália, foi pego usando o sistema da empresa para mineração de ether (ETH). Segundo a polícia de Roma, as investigações começaram após uma denúncia de atividade incomum na rede e alto consumo de eletricidade.

“Os técnicos da Sacal Global Solutions, empresa que gere o aeroporto, alarmados por algumas anomalias nos sistemas informáticos da rede tecnológica aeroportuária, informaram de imediato a Polícia Estadual”, diz a nota

Publicidade

Veja o vídeo:

Pego nas câmeras de segurança instaladas nas salas dos servidores, o homem de 41 anos cujo nome não foi revelado, montou uma fazenda de mineração com 5 GPUs “pensando que passaria despercebido”, segundo a polícia.

“Os investigadores, com a colaboração das autoridades aeroportuárias, analisaram minuciosamente as partições da rede informática do hub aeroportuário, descobrindo a presença, em duas salas técnicas distintas, de uma verdadeira fazenda mineradora”, detalhou a autoridade.

Usou malware para mineração de ether

De acordo com o relatório, através de um malware de mineração de criptomoedas — provavelmente um tipo de ‘crypto jacking’ — o técnico criou uma configuração otimizada para minerar ether 24 horas por dia. 

Inclusive, diz a nota, os peritos da Polizia Postale e delle Comunicazioni descobriram que os endereços IP associados às máquinas infectadas localizaram a pool de mineração usada pelo técnico, a ‘Ethermine’.

Publicidade

Agora ele deve responder à Justiça por ter feito uso indevido de computadores e de eletricidade, além de colocar toda a rede do aeroporto em risco.

“O homem aproveitou seu posto de trabalho dentro do aeroporto de Lamezia Terme para instalar um malware e explorar a infraestrutura de TI da SACAL spa, que administra aeroportos da Calábria para ‘extrair’ ou produzir moeda virtual”, explicou.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: CEO da Binance afirma que está considerando "algumas jurisdições" para a sede global

CEO da Binance afirma que está considerando “algumas jurisdições” para a sede global

“Quais são as jurisdições que têm regulamentações que podem atender ao nosso conjunto de produtos?”, questiona Richard Teng
Imagem da matéria: EUA não têm autoridade para processar trades DeFi, diz advogado do hacker da Mango Markets

EUA não têm autoridade para processar trades DeFi, diz advogado do hacker da Mango Markets

Avraham Eisenberg é o trader cripto acusado de drenar mais de US$ 100 milhões da plataforma de negociação Mango Markets
Paolo Ong, da SEC Filipinas

Termina prazo para saída da Binance das Filipinas e reguladores avisam: “Não há como sacar fundos após bloqueio”

“Não podemos endossar nenhum método de como retirar seu dinheiro agora que a ordem de bloqueio foi emitida”, disse o regulador filipino
Moedas douradas à frente de bandeira do Brasil

Fundos de criptomoedas têm semana negativa, mas Brasil registra entrada de R$ 15 milhões

Brasil segue momento positivo para fundos de criptomoedas, enquanto produtos ao redor do mundo têm semana negativa com queda dos preços