Imagem da matéria: Vídeo: polícia descobre fazenda de mineração de ethereum em aeroporto na Itália
Parte da estrutura de mineração clandestina (Foto: Reprodução/Polícia italiana)

Um técnico de informática responsável pela TI do aeroporto de Lamezia Terme, em Calabria, na Itália, foi pego usando o sistema da empresa para mineração de ether (ETH). Segundo a polícia de Roma, as investigações começaram após uma denúncia de atividade incomum na rede e alto consumo de eletricidade.

“Os técnicos da Sacal Global Solutions, empresa que gere o aeroporto, alarmados por algumas anomalias nos sistemas informáticos da rede tecnológica aeroportuária, informaram de imediato a Polícia Estadual”, diz a nota

Publicidade

Veja o vídeo:

Pego nas câmeras de segurança instaladas nas salas dos servidores, o homem de 41 anos cujo nome não foi revelado, montou uma fazenda de mineração com 5 GPUs “pensando que passaria despercebido”, segundo a polícia.

“Os investigadores, com a colaboração das autoridades aeroportuárias, analisaram minuciosamente as partições da rede informática do hub aeroportuário, descobrindo a presença, em duas salas técnicas distintas, de uma verdadeira fazenda mineradora”, detalhou a autoridade.

Usou malware para mineração de ether

De acordo com o relatório, através de um malware de mineração de criptomoedas — provavelmente um tipo de ‘crypto jacking’ — o técnico criou uma configuração otimizada para minerar ether 24 horas por dia. 

Inclusive, diz a nota, os peritos da Polizia Postale e delle Comunicazioni descobriram que os endereços IP associados às máquinas infectadas localizaram a pool de mineração usada pelo técnico, a ‘Ethermine’.

Publicidade

Agora ele deve responder à Justiça por ter feito uso indevido de computadores e de eletricidade, além de colocar toda a rede do aeroporto em risco.

“O homem aproveitou seu posto de trabalho dentro do aeroporto de Lamezia Terme para instalar um malware e explorar a infraestrutura de TI da SACAL spa, que administra aeroportos da Calábria para ‘extrair’ ou produzir moeda virtual”, explicou.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Como precaução, todos os usuários do Authy devem atualizar seus aplicativos para as versões mais recentes
Imagem da matéria: Logan Paul processa Coffeezilla por difamação relacionada às alegações sobre o jogo CryptoZoo

Logan Paul processa Coffeezilla por difamação relacionada às alegações sobre o jogo CryptoZoo

O influenciador afirma que Coffeezilla ocultou intencionalmente informações exoneradoras sobre o seu envolvimento no jogo cripto
Ilustração mostra sinal triangular de alerta vermelho e anzol simulando golpe de phishing

Compound, um dos maiores serviços DeFi, tem site invadido por hackers

O site da Compound Finance foi substituído por uma página de phishing que tenta roubar criptomoedas dos clientes
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta sexta (12)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta sexta (12)

Procurando a combinação diária e o código cifrado para sexta-feira, 12 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar no jogo do Telegram, Hamster Kombat