Imagem da matéria: Vídeo: polícia descobre fazenda de mineração de ethereum em aeroporto na Itália
Parte da estrutura de mineração clandestina (Foto: Reprodução/Polícia italiana)

Um técnico de informática responsável pela TI do aeroporto de Lamezia Terme, em Calabria, na Itália, foi pego usando o sistema da empresa para mineração de ether (ETH). Segundo a polícia de Roma, as investigações começaram após uma denúncia de atividade incomum na rede e alto consumo de eletricidade.

“Os técnicos da Sacal Global Solutions, empresa que gere o aeroporto, alarmados por algumas anomalias nos sistemas informáticos da rede tecnológica aeroportuária, informaram de imediato a Polícia Estadual”, diz a nota

Publicidade

Veja o vídeo:

Pego nas câmeras de segurança instaladas nas salas dos servidores, o homem de 41 anos cujo nome não foi revelado, montou uma fazenda de mineração com 5 GPUs “pensando que passaria despercebido”, segundo a polícia.

“Os investigadores, com a colaboração das autoridades aeroportuárias, analisaram minuciosamente as partições da rede informática do hub aeroportuário, descobrindo a presença, em duas salas técnicas distintas, de uma verdadeira fazenda mineradora”, detalhou a autoridade.

Usou malware para mineração de ether

De acordo com o relatório, através de um malware de mineração de criptomoedas — provavelmente um tipo de ‘crypto jacking’ — o técnico criou uma configuração otimizada para minerar ether 24 horas por dia. 

Inclusive, diz a nota, os peritos da Polizia Postale e delle Comunicazioni descobriram que os endereços IP associados às máquinas infectadas localizaram a pool de mineração usada pelo técnico, a ‘Ethermine’.

Publicidade

Agora ele deve responder à Justiça por ter feito uso indevido de computadores e de eletricidade, além de colocar toda a rede do aeroporto em risco.

“O homem aproveitou seu posto de trabalho dentro do aeroporto de Lamezia Terme para instalar um malware e explorar a infraestrutura de TI da SACAL spa, que administra aeroportos da Calábria para ‘extrair’ ou produzir moeda virtual”, explicou.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Berachain: a mais recente rival de Ethereum e Solana que arrecadou muito dinheiro

Berachain: a mais recente rival de Ethereum e Solana que arrecadou muito dinheiro

Fundada por desenvolvedores com nomes com temas de urso, Berachain é construída no Cosmos SDK e pretende ser a próxima grande cadeia de camada 1
moedas de bitcoin e ethereum sobre mesa envernizada

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 70 mil e Ethereum desacelera após maior salto em mais de um mês

Traders de criptomoedas pisam no freio nesta terça-feira (9) depois do rali do Ethereum durante a madrugada
Imagem da matéria: Notcoin: Jogo cripto do Telegram promete voltar com grandes mudanças após airdrop

Notcoin: Jogo cripto do Telegram promete voltar com grandes mudanças após airdrop

O jogo viral do Telegram, Notcoin, está planejando voltar ao ar após o airdrop de 20 de abril
Imagem da matéria: Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Na Paris Blockchain Week, o presidente da Animoca Brands, Yat Siu, discutiu a regulamentação da SEC, o ressurgimento do mercado de NFT e as finanças de sua empresa