Imagem da matéria: Vídeo mostra reação da comunidade do Ethereum no momento exato da Fusão: assista
(Foto: Reprodução/YouTube)

O evento mais aguardado pela comunidade cripto em 2022 finalmente chegou na madrugada desta quinta-feira: a Fusão (Merge) do Ethereum.

Milhares de pessoas ao redor do mundo acompanharam de perto a atualização da segunda maior criptomoeda do planeta, ansiosos para ver a mineração do último bloco baseado no mecanismo proof-of-work (PoW) e a chegada definitiva do sistema proof-of-stake (PoS).

Publicidade

A maior live do momento da Fusão foi a realizada pela Ethereum Foundation e já ultrapassa 270 mil visualizações no YouTube.

Leia também: Fusão do Ethereum é concluída com sucesso e se inicia uma nova era da criptomoeda; veja como foi “The Merge”

A transmissão da fundação contou com a participação de membros conhecidos da comunidade e criadores de conteúdo, como Bankless e The Daily Gwei. 

Os principais desenvolvedores do Ethereum também marcaram presença. Tim Beiko, por exemplo, apareceu com vários outros desenvolvedores ao seu lado, espremidos numa sala e equilibrando bebidas na mão e notebooks no colo.

Publicidade

Até mesmo Vitalik Buterin, o cofundador do Ethereum e o responsável por introduzir o projeto ao mundo oito anos atrás, apareceu na transmissão. Ele estava sozinho e explicou porque era importante que o Ethereum adotasse o consenso proof-of-stake, confessando estar “absolutamente animado para sair da era proof-of-work”.

O instante decisivo

No momento mais aguardado da noite, um grande panda desenhado com símbolos dentro do código apareceu na tela, demarcando o momento exato da Fusão.

Isso aconteceu às 03h42 (horário de Brasília), quando a variável Terminal Total Difficulty (TTD), que representa a soma da dificuldade de mineração de todos os blocos da rede proof-of-work do Ethereum, atingiu o número marcado para dar início à atualização. 

Por alguns segundos, a live ficou em silêncio, enquanto os participantes esperavam o panda aparecer na tela. “Esse é o momento da verdade”, disse Anthony Sassano do The Daily Gwei.

Publicidade

Logo depois, áudios de outros participantes da live dizendo “pandas, pandas, pandas” começaram a surgir, seguidos por uma comemoração generalizada. Mas ela foi curta, porque os minutos posteriores à Fusão iriam determinar se tudo ia dar certo ou errado. 

“Estou assistindo os logs e estou vendo um bloco em cada slot desde os pandas, o que é um ótimo sinal”, narrou Danny Ryan.

Com o passar dos minutos, cada vez mais caixinhas verdes iam aparecendo na tela, uma prova de que os blocos estavam sendo validados da forma correta. Até que, 14 minutos depois, quando já havia se passado as duas primeiras épocas (epoch) da rede e primeiro bloco pós-fusão foi finalizado, a atualização foi concluída com sucesso.

Vitalik esteve online durante toda a transmissão, comemorando o momento importante ao lado de seus colegas profissionais. “Para mim a Fusão simboliza a diferença entre aquele Ethereum em estágio inicial e o Ethereum que nós sempre queríamos que ele se tornasse. Então vamos lá agora construir as outras partes desse ecossistema e fazer o Ethereum ser o que ele pode ser.”

Assista o momento em que a Fusão do Ethereum foi concluída no vídeo abaixo, a partir de 2h58min: 

VOCÊ PODE GOSTAR
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
Imagem da matéria: MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

A plataforma de ativos digitais também promove campanha para recompensar trades realizados até 4 de junho
tornado cash 1

Desenvolvedor do Tornado Cash é condenado a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro

“O Tornado Cash, em sua natureza e funcionamento, é uma ferramenta destinada a criminosos”, disse um dos juízes ao condenar Alexey Pertsev