A pool de mineração de bitcoin chinesa ViaBTC anunciou que fechará seu mercado de contratos de mineração nesta semana, um movimento que vem em meio a novos relatórios de uma proibição por parte das autoridades do país.
Em uma declaração em 8 de janeiro, a ViaBTC disse que fecharia o mercado – através do qual os usuários podem comprar contratos que dão direito a uma certa quantidade de hash power (e os pagamentos de criptomoedas associadas) – em 10 de janeiro. O motivo: a empresa quer “controlar a especulação e proteger os interesses dos nossos investidores”.
“Por favor, termine todos seus trades de contrato de mineração em nuvem o mais rápido possível. Obrigado a todos pelo seu suporte”, acrescentou ViaBTC.
A ViaBTC lançou pela primeira vez seu serviço de mineração em nuvem em novembro de 2016.
O fechamento ocorre meses depois que a ViaBTC encerrou sua exchange de criptomoedas em resposta a uma repressão das autoridades chinesas ao ecossistema de exchanges do país, um processo que começou logo após o início de 2016. Os funcionários também se moveram para proibir os ICOs em setembro.
No entanto, embora não haja indicação clara de que os dois eventos estão relacionados, o último anúncio segue novos relatórios de que funcionários da China estão buscando um encerramento gradual das operações domésticas de mineração de bitcoin.
De acordo com documentos distribuídos durante o fim de semana e atribuídos a um regulador chinês, os funcionários querem reduzir o apoio aos mineradores locais, pedindo medidas em torno do poder e do uso da terra. Um dos documentos solicitou que os funcionários preparassem planos para esse processo até o dia 10.
Um representante do escritório Xinjiang da agência confirmou a veracidade da documentação para Quartz, mas recusou-se a comentar ainda mais.
Conforme ilustrado ainda mais pela Bloomberg, os mineradores da China estão saindo do país, olhando novos locais na Europa e na América do Norte.
Leia Também: Entenda a mineração do Bitcoin
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br