moeda dourada da xrp ripple
Shutterstock

A gestora de ativos norte-americana Teucrium Investment Advisors lançará um fundo negociado em bolsa (ETF) de XRP com alavancagem de 2x nesta terça-feira, dia 8 de abril, segundo o site da empresa.

Chamado XXRP ETF, o fundo é baseado no token nativo da Ripple Labs, e será listado na NYSE Arca.

Publicidade

O XRP está sendo negociado atualmente a US$ 1,96, em alta de mais de 11% nas últimas 24 horas.

O analista sênior de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, destacou a natureza incomum do lançamento em uma publicação na plataforma X na segunda-feira.

“Muito estranho (talvez inédito) que o primeiro ETF de um novo ativo seja alavancado. O ETF à vista de XRP ainda não foi aprovado, embora nossas chances sejam bem altas”, escreveu ele.

O fundo foi projetado para fornecer o dobro do desempenho diário do token XRP da Ripple e é voltado para operações de curto prazo. A Teucrium cobrará uma taxa de administração de 1,85%.

Em seus materiais de divulgação, a Teucrium citou a volatilidade e a queda no uso do token como riscos que podem afetar negativamente o desempenho do ETF.

A estreia acontece em meio a uma onda de pedidos de ETF à vista de XRP que ainda estão sob análise da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

Publicidade

Gestoras como WisdomTree, Bitwise, 21Shares, Canary Capital e Franklin Templeton já apresentaram propostas.

A SEC reconheceu oficialmente múltiplos pedidos de ETF à vista de XRP. Decisões pendentes podem trazer ao mercado novos veículos de investimento em XRP nos próximos meses.

A SEC aprovou o primeiro lote de ETFs de Bitcoin à vista em janeiro de 2024, o que aumentou o interesse por ETFs atrelados a outras criptomoedas como Solana, Litecoin, Dogecoin e XRP.

A posse de Donald Trump em janeiro também impulsionou o número de pedidos apresentados por gestoras que buscam lançar ETFs à vista baseados em altcoins, após a mudança da SEC para uma regulamentação mais favorável ao setor de criptoativos neste ano.

O lançamento do ETF da Teucrium ocorre após a decisão da SEC, em março, de encerrar um processo de anos contra a criadora do token XRP, a Ripple — um entre vários casos contra empresas de cripto que foram posteriormente arquivados. A Ripple pagou uma multa de US$ 50 milhões.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Memecoin LUCE dispara 45% após morte do papa Francisco

Memecoin LUCE dispara 45% após morte do papa Francisco

Pode até contrariar os ensinamentos da religião, mas parece que nada impede os entusiastas de criptoativos de agirem diante das notícias
Logotipo OKX ao fundo tela trading

OKX retorna aos EUA após pagar multa milionária a reguladores

A expansão da OKX nos EUA será liderada por Roshan Robert, CEO da empresa no país
logo da binance em celular em cima de teclado de computador

Binance e Kucoin suspendem saques por problemas em servidores da Amazon

“Estamos cientes de um problema que está afetando alguns serviços na plataforma Binance”, disse a empresa no X
Imagem da matéria: Solana, Cardano e Avalanche lideram perdas no mercado com quedas de 5%

Solana, Cardano e Avalanche lideram perdas no mercado com quedas de 5%

As altcoins tiveram desempenho inferior ao do mercado mais amplo nas negociações desta quarta-feira