A gestora de ativos norte-americana Teucrium Investment Advisors lançará um fundo negociado em bolsa (ETF) de XRP com alavancagem de 2x nesta terça-feira, dia 8 de abril, segundo o site da empresa.
Chamado XXRP ETF, o fundo é baseado no token nativo da Ripple Labs, e será listado na NYSE Arca.
O XRP está sendo negociado atualmente a US$ 1,96, em alta de mais de 11% nas últimas 24 horas.
O analista sênior de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, destacou a natureza incomum do lançamento em uma publicação na plataforma X na segunda-feira.
“Muito estranho (talvez inédito) que o primeiro ETF de um novo ativo seja alavancado. O ETF à vista de XRP ainda não foi aprovado, embora nossas chances sejam bem altas”, escreveu ele.
O fundo foi projetado para fornecer o dobro do desempenho diário do token XRP da Ripple e é voltado para operações de curto prazo. A Teucrium cobrará uma taxa de administração de 1,85%.
Em seus materiais de divulgação, a Teucrium citou a volatilidade e a queda no uso do token como riscos que podem afetar negativamente o desempenho do ETF.
Leia Também
A estreia acontece em meio a uma onda de pedidos de ETF à vista de XRP que ainda estão sob análise da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Gestoras como WisdomTree, Bitwise, 21Shares, Canary Capital e Franklin Templeton já apresentaram propostas.
A SEC reconheceu oficialmente múltiplos pedidos de ETF à vista de XRP. Decisões pendentes podem trazer ao mercado novos veículos de investimento em XRP nos próximos meses.
A SEC aprovou o primeiro lote de ETFs de Bitcoin à vista em janeiro de 2024, o que aumentou o interesse por ETFs atrelados a outras criptomoedas como Solana, Litecoin, Dogecoin e XRP.
A posse de Donald Trump em janeiro também impulsionou o número de pedidos apresentados por gestoras que buscam lançar ETFs à vista baseados em altcoins, após a mudança da SEC para uma regulamentação mais favorável ao setor de criptoativos neste ano.
O lançamento do ETF da Teucrium ocorre após a decisão da SEC, em março, de encerrar um processo de anos contra a criadora do token XRP, a Ripple — um entre vários casos contra empresas de cripto que foram posteriormente arquivados. A Ripple pagou uma multa de US$ 50 milhões.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.