“Vamos aceitar Bitcoin para pagamento de impostos”, afirma governador da Flórida

A medida se aplica especificamente para empresas, e não cidadãos
Imagem da matéria: "Vamos aceitar Bitcoin para pagamento de impostos”, afirma governador da Flórida

(Foto: Shutterstock)

Ron DeSantis, governador da Flórida, que é considerado como um dos favoritos para a disputa presidencial nos EUA em 2024 pelo Partido Republicano (caso Donald Trump não concorra novamente), já está “mexendo os pauzinhos” para alcançar a confiança dos bitcoiners.

Na terça-feira (22), durante a cerimônia de assinatura de um projeto de lei que visa implementar aulas de educação financeira no ensino médio, DeSantis afirmou: “Já disse para que agências encontrem formas de, caso uma empresa deseje pagar impostos em criptomoedas à Flórida, estejamos dispostos a aceitá-las”.

Publicidade

Ele acrescentou: “Iremos aceitar bitcoin. Estamos trabalhando isso, para [aceitarmos] pagamentos no estado da Flórida”.

Miami, a maior cidade da Flórida, é bem ativa quanto o assunto são criptomoedas. Sob a liderança do prefeito Francis Suarez, o município atraiu grandes empresas cripto para o Sul do estado, como a Blockchain.com, por exemplo.

A corretora cripto FTX também fincou sua bandeira na cidade, tendo garantido, em 2021, os direitos do estádio Miami Heat. Suarez também recebe parte de seu salário em bitcoin e a cidade também está estudando a possibilidade de pagar funcionários estatais em bitcoin.

Antes disso, em 2018, na cidade de Seminole, a Seminole County Tax Office, que coleta impostos na região de Orlando, começou a aceitar pagamentos em criptomoedas via BitPay.

O acordo azedou após a administradora fiscal ter sido alvo de uma investigação pelo Departamento de Justiça (ou DOJ) sobre tráfico sexual envolvendo o representante Matt Gaetz, que se declarou culpado por ter usado fundos públicos para criar sua própria empresa blockchain.

Publicidade

Mas o governo estatal está interessado na iniciativa, cedendo possíveis territórios a outros estados, como Wyoming e Colorado, que possui uma legislatura pró-ativa e um governador pró-cripto, respectivamente.

Wyoming aprovou uma série de leis favoráveis a blockchain em 2019, que está começando a gerar frutos. Diversas empresas cripto de custódia garantiram alvarás bancários no estado — os primeiros a serem concedidos nos EUA.

Jared Polis, governador do Colorado, rivalizando com seu estado vizinho ao Norte, ajudou a aprovar uma proposta que permite que cidadãos do estado paguem impostos em criptoativos no fim deste ano.

O plano é expandir a proposta para outros impostos e licenças estatais — apesar de que o estado não irá reter os criptoativos recebidos, e sim convertê-los em dólares.

Publicidade

À medida que novas empresas cripto chegam ao estado graças às iniciativas de Suarez, faz sentido que a Flórida faça o mesmo.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.