Imagem da matéria: "Vamos aceitar Bitcoin para pagamento de impostos”, afirma governador da Flórida
(Foto: Shutterstock)

Ron DeSantis, governador da Flórida, que é considerado como um dos favoritos para a disputa presidencial nos EUA em 2024 pelo Partido Republicano (caso Donald Trump não concorra novamente), já está “mexendo os pauzinhos” para alcançar a confiança dos bitcoiners.

Na terça-feira (22), durante a cerimônia de assinatura de um projeto de lei que visa implementar aulas de educação financeira no ensino médio, DeSantis afirmou: “Já disse para que agências encontrem formas de, caso uma empresa deseje pagar impostos em criptomoedas à Flórida, estejamos dispostos a aceitá-las”.

Publicidade

Ele acrescentou: “Iremos aceitar bitcoin. Estamos trabalhando isso, para [aceitarmos] pagamentos no estado da Flórida”.

Miami, a maior cidade da Flórida, é bem ativa quanto o assunto são criptomoedas. Sob a liderança do prefeito Francis Suarez, o município atraiu grandes empresas cripto para o Sul do estado, como a Blockchain.com, por exemplo.

A corretora cripto FTX também fincou sua bandeira na cidade, tendo garantido, em 2021, os direitos do estádio Miami Heat. Suarez também recebe parte de seu salário em bitcoin e a cidade também está estudando a possibilidade de pagar funcionários estatais em bitcoin.

Antes disso, em 2018, na cidade de Seminole, a Seminole County Tax Office, que coleta impostos na região de Orlando, começou a aceitar pagamentos em criptomoedas via BitPay.

O acordo azedou após a administradora fiscal ter sido alvo de uma investigação pelo Departamento de Justiça (ou DOJ) sobre tráfico sexual envolvendo o representante Matt Gaetz, que se declarou culpado por ter usado fundos públicos para criar sua própria empresa blockchain.

Publicidade

Mas o governo estatal está interessado na iniciativa, cedendo possíveis territórios a outros estados, como Wyoming e Colorado, que possui uma legislatura pró-ativa e um governador pró-cripto, respectivamente.

Wyoming aprovou uma série de leis favoráveis a blockchain em 2019, que está começando a gerar frutos. Diversas empresas cripto de custódia garantiram alvarás bancários no estado — os primeiros a serem concedidos nos EUA.

Jared Polis, governador do Colorado, rivalizando com seu estado vizinho ao Norte, ajudou a aprovar uma proposta que permite que cidadãos do estado paguem impostos em criptoativos no fim deste ano.

O plano é expandir a proposta para outros impostos e licenças estatais — apesar de que o estado não irá reter os criptoativos recebidos, e sim convertê-los em dólares.

Publicidade

À medida que novas empresas cripto chegam ao estado graças às iniciativas de Suarez, faz sentido que a Flórida faça o mesmo.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
barras de ouro

Tensão entre Irã e Israel faz token lastreado em ouro ser negociado com prêmio de 20%

Comentários de um porta-voz da Paxos indicam que a PAXG pode ser usada também para avaliar o pânico do mercado
Imagem da matéria: Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

O famoso entusiasta do Bitcoin veio ao Brasil para participar de um evento fechado com clientes do Itaú
Imagem da matéria: Entenda os planos do governo para mudar a tributação de criptomoedas no Brasil

Entenda os planos do governo para mudar a tributação de criptomoedas no Brasil

Caso a lei seja aprovada, os ganhos com criptomoedas serão tributados por meio do sistema de alíquota de renda variável
Imagem da matéria: Grupo de bancos centrais lança projeto de tokenização para aprimorar sistema financeiro global

Grupo de bancos centrais lança projeto de tokenização para aprimorar sistema financeiro global

Projeto quer aproveitar contratos inteligentes e tokenização para acelerar os serviços que os bancos centrais oferecem às instituições financeiras globais