Universidades Oferecem Cursos Sobre Blockchain

Imagem da matéria: Universidades Oferecem Cursos Sobre Blockchain

A Blockchain, a tecnologia que alimenta as criptomoedas como o Bitcoin, está gradualmente ganhando atenção, uma vez que as universidades mais proeminentes dos EUA estão adicionando a suas listas de cursos.

Aumento da demanda de vários setores

Os especialistas dizem que a demanda por experiência em Blockchain vem de todos os setores, como serviços financeiros, varejo, e está superando a oferta.

Publicidade

Michael Mainelli, que executa cursos de treinamento sobre Blockchain para executivos seniores em sua consultoria, diz:

É um mercado aquecido no momento porque a maioria das grandes empresas quer ser capaz de dizer que tem uma equipe para a blockchain

Em vez de ficar confuso com tais desafios, a maioria das empresas agora vê isso como uma área de enorme potencial para melhorar a eficiência dos processos existentes.

Leia Também: Japão Pode Colocar Todos os Registros de Propriedade na Blockchain

De acordo com o vice-presidente da IBM Blockchain Technologies, Jerry Cuomo, o melhor engenheiro de Blockchain pode ganhar um salário acima de US $ 250.000 dólares.

É bem alto o que um consultor ou engenheiro de software realmente talentoso pode ganhar. A demanda está excedendo a oferta, então estamos vendo a falta. Está equivalente a nuvem e inteligência artificial como uma área realmente aquecida no mercado

“Essa tecnologia não é tão complicada”, acrescenta. “Se você é um coder que sabe sobre criptografia, então é bastante simples”.

Universidades que oferecem cursos sobre Blockchain

Não é a primeira vez que as universidades estão oferecendo cursos ou certificados relacionados a Blockchain, mas é recente, que universidades renomadas também estão oferendo.

Publicidade

Aggelos Kiayias, presidente de Cibersegurança e Privacidade, diretor do Laboratório de Tecnologia Blockchain da Universidade de Edimburgo, diz:

A tecnologia Blockchain é um desenvolvimento recente e sempre há um pouco de atraso à medida que a academia alcança

Universidade de Edimburgo também pretende se tornar uma das primeiras grandes universidades européia a lançar um curso Blockchain. Kiayias acrescenta:

Você pode aprender bastante sobre a segurança cibernética, apenas estudando a Blockchain. Além de um livro contábil distribuído (ledger), há outros benefícios no estudo da tecnologia, além de aprender as habilidades necessárias para construir uma Blockchain

Universidades nos EUA

Nos EUA, universidades como a Universidade de Stanford, já lançaram cursos de Bitcoin e criptomoedas há dois anos. Enquanto a Universidade da Califórnia – Berkeley e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts oferecem cursos similares sobre o assunto.

Leia Também: Como a Industria de Gestão de Patrimônio e Ativos Pode se Beneficiar da Blockchain

Existem também tutoriais na Internet, muitos dos quais estão disponíveis gratuitamente.

A Coursera, empresa de tecnologia da educação, juntou-se à Princeton University, oferecendo um curso de tecnologia de criptomoedas de 11 semanas.

Três anos atrás, um grupo de executivos experientes em criptomoedas fundou a Universidade Blockchain na Califórnia, que oferece um curso de 8 semanas para alunos que pagam depósito reembolsável de US $ 100 dólares quando o curso for concluído.

Publicidade

Outras iniciativas educacionais em Blockchain em Londres e Hamburgo são chamadas B9lab, que oferece um curso de 40 horas na Blockchain para executivos técnicos e analistas, que custa € 2.350 euros para treinamento de nove semanas.

Empregos relacionados a Blockchain estão em alta

Consequentemente, os trabalhos relacionados a Blockchain estão em alta. Na verdade, existem mais de 1.000 anúncios de emprego relacionados a Blockchain no Linkedin.

Cerca de 10 mil pessoas listam Blockchain como uma habilidade no Linkedin. Metade delas no setor de tecnologia e um quarto no setor de serviços financeiros.

A Maioria das pessoas que classificaram Blockchain como uma habilidade no site são dos EUA, seguidas do Reino Unido, França, Índia, Alemanha e Países Baixos. Além disso, quase um quarto delas classificou Bitcoin como sua habilidade, enquanto 16% adicionaram Python, que é uma linguagem de programação e 9% adicionaram criptomoedas como habilidade.

O gerente do Linkedin do Reino Unido, Josh Graff, diz:

Profissionais em áreas relacionadas, como criptografia, podem querer olhar para as vagas disponíveis e as habilidades que precisam desenvolver, pois certamente há uma demanda crescente nas indústrias de tecnologia, finanças e seguros para a experiência em Blockchain