Imagem da matéria: Como a Industria de Gestão de Patrimônio e Ativos Pode se Beneficiar da Blockchain

A empresa global de contabilidade Ernst & Young publicou um relatório sobre os benefícios da tecnologia blockchain para o setor de gestão de ativos e patrimonio intitulado “Blockchain Innovation in Wealth and Asset Management” (Inovação da Blockchain em Gestão de Patrimônio e ativos).

O relatório afirma que a implementação da tecnologia blockchain provavelmente resultaria em despesas operacionais reduzidas , eliminação de funções redundantes e que consomem muito tempo e mais oportunidades para melhorar a experiência do cliente.

Publicidade

Mais especificamente, o uso da tecnologia blockchain em áreas importantes, como o processo de embarque do cliente, a criação de carteiras modelo, a liquidação e compensação de processos de negociações e compliance relacionados aos regulamentos anti lavagem de dinheiro podem ser melhorados através da implementação de soluções baseadas na blockchain.

Leia Também: Gigantes do Setor Bancário Começam a Usar Blockchain

Blockchain Casos de Uso em Gerenciamento de Riqueza

Neste relatório, Ernst & Young destaca dois casos de uso como exemplos dos benefícios da blockchain.

Em primeiro lugar, a tecnologia blockchain pode ser aplicada para digitalizar e agilizar o processo de conhecimento do cliente e de perfil do cliente. Requisitos regulamentares rigorosos exigem que os gestores de ativos coletem informações como prova de identificação, estado civil, residência, fontes de riqueza e laços políticos de novos clientes potenciais. Isso pode ser um processo pesado, longo e, portanto, dispendioso.

Se, em vez disso, os dados dos indivíduos de alto valor líquido fossem armazenados em um livro-razão distribuído (distributed ledger) para o qual as partes autorizadas poderiam obter acesso com a aprovação do indivíduo, então isso reduziria muito o tempo e o custo de embarcar um novo cliente. Além disso, devido à imutabilidade e auditabilidade da blockchain, uma trilha de auditoria poderia ser facilmente mantida para cada cliente.

Em segundo lugar, a blockchain poderia facilitar a criação de carteiras e a comunicação de mudanças de portfólio aos clientes. Atualmente, os gestores de ativos usam uma variedade de plataformas diferentes para criar e manter portfólios e a maioria dessas plataformas não permite a comunicação direta com o cliente.

Publicidade

Assim, desenvolvendo e implementando uma solução de cadeias de blocos que permite aos gestores criar e gerenciar portfólios de acordo com as restrições de investimento armazenadas dos clientes que também permitem uma comunicação direta com as mudanças de portfólio, todo o processo de investimento seria substancialmente mais eficiente e as relações com os clientes poderiam ser aprofundadas devido ao aumento da comunicação direta entre o gestor e seus clientes.

Leia Também: Nevada é o Primeiro Estado dos EUA a Proibir os Impostos na Blockchain

Haverá obstáculos para a adoção, mas os primeiros se beneficiarão

O relatório também destaca os desafios da adoção que a tecnologia provavelmente irá encontrar. A escalabilidade, a interoperabilidade com os sistemas atuais, a segurança e a conformidade com os padrões tecnológicos foram as maiores questões levantadas pelas empresas entrevistadas pela Ernst & Young.

Além disso, os fundos de patrimônio e de gestão de ativos não existem em uma bolha e geralmente estão interligados com outras empresas. Portanto, uma adoção em grande escala provavelmente levaria muito tempo. Devido a esses fatores, a maioria das empresas atualmente está disposta a testar a tecnologia blockchain em pequena escala antes de considerar uma adoção mais ampla da tecnologia.

Ernst & Young, no entanto, acredita que as empresas que forem as primeiras a adotar a tecnologia blockchain obterão a maior parte dos benefícios.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fios de transmissão cortados

Rede de segunda camada do Bitcoin, Stacks fica parada por 9 horas — o que aconteceu?

A interrupção na produção de blocos na sexta-feira causou também uma queda de 16% no preço do token STX; aqui está o porquê
Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay

“Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”, diz Campos Neto

O presidente do BC participa do Emerging Tech Summit, evento do Valor Capital Group em São Paulo
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

Jogo de Telegram ‘Hamster Kombat’ ultrapassa 150 milhões de usuários

Crescimento explosivo representa um aumento de 50% em uma semana; Toncoin atinge recorde histórico
Ilusração com Teias simulam funcionamento de blockchais; ao fundo homem opera laptop

Adoção da tecnologia Blockchain por empresas da Fortune 500 avança 56%, diz estudo

No primeiro trimestre 2024; as 100 maiores empresas também aumentaram seus projetos blockchain e web3 em 39%