Imagem da matéria: Um ETF do Bitcoin Pode Estar Próximo

A tentativa de um ETF* de bitcoin durou cerca de 4 anos e não obteve sucesso até agora. No entanto, as coisas podem estar mudando para os investidores de criptomoedas com um closed-end fund; algo bem parecido com um ETF.

Enquanto falava com a Bloomberg, Cathie Wood, diretora executiva da ARK Investment Management, disse que um ETF do bitcoin entrará em prática em pelo menos dois anos.

Publicidade

*ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds, que são fundos de índices comercializados como ações. Esses fundos tendem a replicar índices, como o Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11), por exemplo

O Closed-end fund de bitcoin proposto permitirá que os investidores troquem títulos financeiros vinculados a bitcoins sem possuir necessariamente bitcoins. A ARK Innovation ETF, que opera o primeiro fundo de criptomoedas negociado em bolsa nos EUA, ganha acesso à criptomoeda através do Bitcoin Investment Trust. O BIT é um veículo de investimento que permite o investimento em bitcoins, derivando seu valor do preço dos bitcoins. Os BITs se liquidam em GBTCs, após um período de espera de um ano e são vendidos para fundos de investimento subjacentes.

Os GBTCs têm um grande ágio sobre os bitcoins. No entanto, eles são diferentes, pois oferecem outros benefícios em comparação com a compra de bitcoins diretamente. Com a GBTC, os investidores têm uma propriedade intitulada e audível. As ações são elegíveis para serem detidas em contas com vantagens tributárias. Além disso, os investidores gozam de uma rede de provedores de serviços confiáveis.

O que é Close-ended Fund?

Close-ended Fund (CEF) é uma estrutura de investimento que investe em títulos de carteira e cujas ações comercializam no mercado aberto. CEFs levantam o capital através de uma oferta pública inicial (IPO). No entanto, ao contrário de outros fundos, o capital nos CEFs não flui dentro e fora regularmente. O CEFS não negocia ações no diário e, em vez disso, faz uma troca com o mercado determinando seu preço. Os CEF operam de forma semelhante aos ETFs, mas não são ETFs.

Publicidade

Alguns dos traços compartilhados incluem uma carteira subjacente de investimentos com valor patrimonial líquido, carteiras alavancáveis e comércio durante o dia em bolsas, rácios de despesas e ambas distribuições de ofertas de ganhos de capital e renda.

A diferença está em que um EFT tem um recurso de criação especial que o protege contra uma perda significativa do valor do patrimônio líquido enquanto os CEFs não empregam esse recurso. EFTs rastreia o desempenho do índice enquanto os CEFs devem ser gerenciados ativamente.

Leia Também: Primeiro ETF de Bitcoin do Canadá

Por que um ETF do Bitcoin não está longe

Para que um ETF bitcoin seja aprovado, o bitcoin pode precisar de um ecossistema regulamentado. Um ecossistema regulado pelo governo federal para derivativos usando criptomoedas abre o mercado para uma base de clientes maior. A Wood está convencida de que a Comissão de Valores Mobiliários pode embarcar na medida em que vê o bitcoin como um título financeira.

Leia Também: Bitcoin e Netflix? Desenvolvedor Está Criando Algo Parecido

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken