Imagem da matéria: O mito do "Dólar Bitcoin"

O mito do “Dólar Bitcoin”.

Muitas vezes esse tema surge em grupos sobre Bitcoin no Facebook. O tema em si levanta muita confusão, porque alguns defendem que o Dólar Bitcoin não existe e é somente um eufemismo para uma palavra muito mais feia:

O Ágio.

Em inglês, “Premium”. Seu inverso é o Deságio ou “Discount”.

Publicidade

Em resumo seria o valor extra (ou desconto dependendo do caso) que você consegue em um determinado bem, nesse caso o bitcoin.

O site www.bitvalor.com presta um ótimo serviço ao mercado Brasileiro, pois compila informações relevantes sobre o mercado como: volume, preço, máximas e mínimas e também o ágio.

Sou fã do site, uso todos os dias! Valeu, Lucas Persona, por manter esse serviço.

Dólar Bitcoin ou ágio são 2 formas de nomear a mesma coisa: o preço que você consegue ao trocar Reais por Bitcoin e, em seguida, Bitcoins por Dólares; ou ao trocar Dólares por Bitcoins e, em seguida, Bitcoins por Reais. considerando sempre as taxas incluídas nas operações.

Real → Btc → Dólar

ou

Dólar → Btc → Real

Mito: a exchange “tal” controla o “dolar bitcoin”

Muitas pessoas ao iniciarem no universo do bitcoin ficam confusas, e não entendem que uma exchange não compra e vende as criptomoedas, essas empresas somente fazem a intermediação da transação.

O preço e, consequentemente o ágio, deságio ou dólar bitcoin são reflexos das ordens de compra e venda dos usuários que negociam na plataforma.

Publicidade

Criei o indicador abaixo, que me auxilia a identificar bons momentos para comprar ou vender Bitcoin utilizando Reais.

https://www.tradingview.com/x/CZXnO0GF/

Ele mostra o ágio (verde), em percentuais, ou o deságio (vermelho). Eventualmente o Bitcoin fica mais barato no Brasil em relação a diversos lugares do mundo. Porém, na maioria das vezes, ele é negociado no Brasil a um preço mais alto que o resto das bolsas internacionais.

Mas para que serve o “Ágio”ou o “Dólar Bitcoin”?

Na realidade ele é um ótimo indicador do sentimento do mercado. Quando o mercado brasileiro está com muita vontade de comprar, na maioria das vezes falta Bitcoin. Quando o mercado está otimista, sobe o valor do ágio; quando o mercado está pessimista, as pessoas vendem com valor abaixo dos valores internacionais, resultando em deságio, ou em um “Dolar Bitcoin” abaixo até do dolar comercial.

Um ágio elevado proporciona oportunidade de vender seu Bitcoin mais caro no Brasil que lá fora. Foi exatamente isso que aconteceu quando o Bitcoin subiu bastante em Maio. A euforia tomou conta do mercado devido ao boost* na mídia que o Bitcoin recebeu nas últimas semanas.

* Matérias no fantástico, diversos jornais e o ataque do WannaCry tornaram o Bitcoin mais conhecido e fez o preço do Ágio disparar.

Resumindo, quando uma quantidade enorme de pessoas novas no Bitcoin entraram no mercado, trouxeram junto uma grande euforia e começou-se a comprar Bitcoin como se não houvesse amanhã, em um preço até 50% mais caro!

Publicidade

Mas não foram só notícias na mídia que fizeram o ágio subir. Na verdade, no mercado internacional, o Bitcoin estava rompendo todas suas máximas históricas.

A máxima chegou a 18900 reais na Bitcointoyou… 18 F***ing mil reais!

Como exemplo, quando o preço do Bitcoin chegou até 2790 dólares na Bitstamp, no Brasil o Bitcoin chegou a ser negociado acima dos 3400 dólares (tomando dólar turismo como referência).

Ps: O valor explodiu em outros países também, principalmente na Córeia do Sul e Japão onde também foram vistos valores de ágio semelhantes ao do Brasil.

Bitcoin sendo negociado entre 14000 e 4200 no mesmo dia.

Mas se o Bitcoin caiu e voltou a subir, por que o Mercado Brasileiro não acompanhou essa oscilação como na semana anterior?

Como falei no parágrafo anterior, os novos integrantes do mercado estavam comprando como loucos, sem se importar com o valor do bem que estavam comprando, motivados somente pela expectativa de lucrar em um período curto de tempo.

Publicidade

Quando o Bitcoin voltou a subir, o mercado não estava empolgado como no primeiro “Pump”, e se naquele momento estava faltando Bitcoin, agora estão faltando Bitcoins e Reais. O resultado foi que o preço lá fora subiu e o do Brasil não acompanhou, logo, o ágio foi caindo.

O Ágio serve, como eu disse acima, para medir a expectativa do mercado sobre um determinado bem. Se o ágio está alto, é porque muitas pessoas tem a expectativa que ele vai subir portanto acabam comprando 30% acima do preço, porque inconscientemente acreditam que o ativo vai subir muito mais do que 30 %, deve ser isso vai entender… ¯\_(ツ)_/¯

Um pouco mais sobre o dólar bitcoin

No gráfico abaixo, calculei o preço do “Dólar Bitcoin” ao longo da sua história e comparei com o Dólar Comercial e Turismo.

As linhas verde, laranja e azul são, respectivamente, o preço do Dólar Bitcoin no Mercado Bitcoin (desde 2011), Foxbit (2015), Bitcointoyou (2013).

Area Cinza: Dólar Comercial

Linha Amarela: Preço de venda dos Dólar em casas de cambio. (estimado)

Um pouco mais sobre ágio e deságio.

O conceito de “premium”e “discount” também é aplicado no mercado de contratos futuros e no mercado de opções. Indicam o sentimento do mercado.

Abaixo temos o indicador Futuros X Spot.

Mas isso é assunto para outro post.

Okcoin futures contratos de 3 meses.
Valor do Ágio foxbit.
Referências: