Imagem da matéria: “Um dia todos usarão a moeda digital da China”, diz pioneiro do bitcoin
Chandler Guo é um dos pioneiros das criptomoedas na China (Foto: Reprodução/Twitter)

“Um dia todos usarão a moeda digital da China”, acredita Chandler Guo, um dos pioneiros na mineração de Bitcoin e um grande nome das criptomoedas. Em entrevista a BBC News publicada nesta sexta-feira (25), Guo fala sobre a Digital Currency Electronic Payment (DCEP), a criptomoeda criada pelo Estado chinês e que ele acredita um dia se tornar tão grande quanto o Bitcoin.

Ainda em 2014, Guo montou uma grande operação de mineração de Bitcoin. Em parceria com o governo local chinês, ele se instalou em uma usina hidrelétrica para alimentar dezenas de computadores envolvidos no processo de mineração.

Publicidade

Mas hoje os mesmos olhos que Guo teve 6 anos atrás para o Bitcoin agora se voltam para a Digital Currency Electronic Payment (DCEP), do governo chinês. Essa criptomoeda é uma versão digital do yuan que pode se tornar dominante internacionalmente de acordo com Guo. Isso se daria porque há cerca de 39 milhões de  chineses vivendo fora do país.

”Se eles tiverem uma conexão com a China, usarão o DCEP. Eles podem fazer o DCEP se tornar uma moeda internacional”, disse Guo à BBC.

Contudo, por ser essencialmente uma moeda estatal, mesmo que digital, há a preocupação do governo chinês utilizar da DCEP para espionar cidadãos em suas transações registradas por blockchain, o que pode afetar o sucesso da moeda. 

O planejamento oficial é para que essa criptomoeda seja lançada ainda neste ano de 2020, mas sem nenhuma data exata fixada pelo Banco Popular da China. A DCEP já foi testada desde o começo desse ano em algumas cidades.

Publicidade

De acordo com a reportagem, especialistas apontam que a China agora se preocupa em tirar a soberania monetária dos Estados Unidos com uma moeda a altura. Mas outra preocupação é a chegada da Libra, a moeda do Facebook que a DCEP terá que enfrentar.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Bitcoin pode ajudar Brasil a fazer investimentos em infraestrutura e educação, diz membro do governo Lula

“Precisamos refletir: que mundo é este que estamos após a crise de 2008? É a resposta que o Bitcoin busca oferecer”, diz Pedro Guerra
Moedas douradas à frente de bandeira do Brasil

Fundos de criptomoedas do Brasil contrariam tendência global e captam R$ 8,2 milhões

Brasil surpreendeu e apresentou um superávit de US$ 1,4 milhão na balança de entradas e saídas nesta classe de produtos de criptomoedas
Prédio do Capitólio nos EUA

Legislação sobre criptomoedas pode libertar a indústria da supervisão da SEC, mas críticos fazem alerta

Um projeto de lei proposto isentaria formalmente criptomoedas como Solana e XRP da supervisão da SEC ao mudar noção de valores mobiliários
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin atinge menor preço em 5 meses em dia de alta tensão no mercado

Manhã Cripto: Bitcoin atinge menor preço em 5 meses em dia de alta tensão no mercado

O Bitcoin acompanha as quedas dos mercados globais após tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao restante do mundo