Homem aponta controle para TV que emerge imagens em 3D
Shutterstock

A TV 3.0 pode chegar ao Brasil no ano que vem e pegar muita gente de surpresa, assim como o próprio nome da tecnologia divulgado nesta semana pelo governo federal. O termo ‘TV 3.0’ se refere a um novo sistema de transmissão para TVs que promete enviar som e imagem com qualidades maiores, além de maior interatividade com o espectador.

“O novo padrão de TV a partir de 2025, que vai integrar internet e revolucionar transmissão”, afirmou nesta semana o Ministério das Comunicações

Publicidade

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, “estamos diante de uma das mais esperadas revoluções do setor, que chega a ser mais significativa do que vivemos na transmissão do analógico para o digital. É o futuro da TV no Brasil”.

Mas a TV 3.0 vai precisar de internet ou conversor?

Na prática, explica Juscelino, é a integração definitiva entre a televisão aberta e gratuita com a internet. “A interatividade, com a internet, que vai ser possível é um instrumento a mais, mas não significa que a população precisa ter internet para ter acesso à TV 3.0”, afirma.

No entanto, segundo declaração do secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz, o governo entende que “no começo vamos ter que ter um receptor que faça a conversão desses sinais”.

TV 3.0 no Brasil

O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k, ou até 8k caso seja assistido pela internet, ou seja, segundo o ministério, “a imagem terá ao menos quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez, e permitindo personalizar temas e publicidade.

Publicidade

“A migração para o novo padrão deverá ser gradativa, possivelmente começando pelas grandes cidades”, afirma a pasta.

De acordo com o governo, as tecnologias candidatas para a TV 3.0 estão sendo escolhidas dentre propostas de mais de 20 organizações internacionais diferentes. O novo sistema, contudo, passará a ser integrado somente em televisores fabricados a partir de 2025.

Segundo o G1, a expectativa é que o presidente Lula assine um decreto que estabeleça a tecnologia a ser utilizada — “com base na recomendação do Ministério das Comunicações”, e o cronograma de implantação para emissoras.

Apesar de o ministro afirmar que  a TV 3.0 irá funcionar mesmo sem internet, segundo o G1, ele disse que “na sequência, toda a cadeia industrial do setor vai se adaptando e produzindo os equipamentos necessários, que vão de transmissores, conversores, novos televisores”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

As entidades bloqueadas do Pix foram a Transfeera, a Soffy e a Nuoro Pay
coração preso a uma ratoeira

Golpe do Amor: Mulher perde imóvel para homem que se dizia “mestre do Bitcoin”

O relacionamento que pode ter culminado no famoso “golpe do amor” começou após trocas de mensagens no TikTok
Empresário dono da Fiji Solutions, Bueno Aires, falando ao microfone

Justiça reduz em 15 anos pena de criador da pirâmide financeira Fiji Solutions

A empresa captava recursos sem autorização da CVM enquanto prometia pagamentos expressivos por meio de operações com criptomoedas
policia civil de goias criptomoedas rj

Megaoperação prende casal envolvido na compra de dados bancários com criptomoedas

Ação contra grupo criminoso especializado em fraudes digitais já bloqueou R$ 112 milhões em bens