Imagem da matéria: Tutorial Bitcoin Mixer: Aprenda a usar a Samourai Wallet para guardar e trocar Bitcoins com segurança
Foto: Shutterstock

Uma das principais etapas quando se trata de segurança e privacidade ao manter criptomoedas é a criação de uma carteira. Por mais que o usuário tenha liberdade para deixar suas criptomoedas em uma corretora, essa não é a opção mais segura. 

Existem boas carteiras no meio digital, como a Metamask, e até mesmo carteiras físicas. Uma das carteiras digitais que se destaca é a Samourai Wallet, que conta com funcionalidades inovadoras, inclusive um Bitcoin Mixer.

Publicidade

Apesar de o Bitcoin ser considerado seguro, ele não é completamente anônimo. As transações podem ser rastreadas e se alguém descobrir que a carteira X pertence a você, sua privacidade pode acabar.

Por exemplo, se você anexar seus documentos em uma corretora e decidir enviar fundos para a carteira Y, a corretora tem grandes chances de saber que a carteira Y tem alguma ligação com você. Consequentemente, todas as transações efetuadas pela carteira Y também, e assim por diante.

É aqui que entra o papel de um Bitcoin Mixer. Um Mixer basicamente mistura suas moedas com as de outras pessoas, confundindo e atrapalhando quem tenta rastreá-las. Porém, essa não é a única funcionalidade da Samourai. 

Modo off line 

A Samourai funciona em qualquer condição de rede. Esta é uma opção atraente para os interessados em burlar redes hostis ou públicas.  

Publicidade

Transações com prioridade 

Você pode definir as taxas que pagará conforme a prioridade que deseja que sua transação ocorra. 

Stonewall 

Também é possível evitar o vazamento de metadados prejudiciais à privacidade durante a transação. O Stonewall cria transações especiais que fornecem fortes dúvidas estatísticas quanto ao vínculo entre remetente e destinatário. É possível até mesmo visualizar a pontuação de privacidade da transação antes de enviá-la. 

PayNym 

Quando você compartilha um endereço de uma carteira publicamente, está dando às empresas de vigilância um ponto de partida para rastreá-lo. Usando a tecnologia PayNym é possível se defender contra esse ataque, nunca revelando o endereço para ninguém, além do remetente e destinatário da transação.  

Rinochet 

Diariamente, milhares de usuários inocentes de Bitcoin são alvo de blacklist. Empresas verificam o histórico das últimas 4 transações associadas aos endereços selecionados. Suas moedas podem ser congeladas por suas atividades anteriores. 

Mesmo que elas não estivessem sob seu controle no momento. O Rinochet vem como solução para esse problema. Essas são algumas das funcionalidades disponíveis nesta carteira. Apresentações feitas, agora aprenderemos a usá-la! Você pode baixar o Samourai na Play Store. 

Publicidade

Configurando a carteira 

Essa é a primeira tela após abrir o aplicativo. Selecione a rede Mainnet para prosseguirmos. Em seguida, será feita uma apresentação do aplicativo. Basta pular essa parte. 

Temos duas configurações opcionais que reforçam a privacidade da carteira. É possível utilizar a rede Tor ou um Servidor Dojo. Tor é uma rede para aumentar a privacidade dos usuários que trafegam na Internet. Já o Dojo é um hardware que pode ser comprado no site oficial do aplicativo. Ativarei a Rede Tor neste exemplo, mas reitero ser opcional.  

Também é possível restaurar uma carteira já criada clicando em “Restore an existing wallet” (recuperar uma carteira já existente).

Crie uma senha de login segura. Tenha em mente que em caso de esquecimento da senha nada poderá ser feito. Clique em “Próximo”.

Agora escolhemos um PIN seguro para acessar a nossa carteira. Em seguida confirme o PIN e aperte em “Fim”.

Outra funcionalidade interessante é que quando você acessar sua carteira através do PIN, o teclado ficará embaralhado, evitando, assim, que bisbilhoteiros possam decorar os movimentos que você realizou com o dedo e acessar a carteira. 

Essa é uma das etapas mais vitais do processo. O aplicativo irá exibir 12 palavras que você deverá utilizar para restaurar a carteira no futuro. Você pode baixar e imprimir um template para escrevê-las se quiser. Basta apertar em “Download PDF template”.

Publicidade

Você não pode perder ou esquecer essas palavras. Caso contrário também perderá a carteira. 

Essas foram as palavras geradas para acessar a carteira do exemplo. Você deve guardar as suas em um local seguro respeitando a ordem.  Na próxima janela será exibida a primeira senha que configuramos. Ela será necessária para restaurar o aplicativo se um dia você desejar. Grave todas suas senhas e avance. 

Pronto! Carteira criada com sucesso. A Samourai recomenda que reivindique seu Paynym assim que entrar pela primeira vez. Paynyms são opcionais, mas são um bom complemento para a privacidade, como já explicado. 

Caso queira usar o Paynym basta reivindicar o seu e compartilhar o endereço para receber seus BTC. O outro processo para receber e enviar BTC também é simples. 

Recebendo e enviando Bitcoins 

Para receber, você pode predefinir a quantia desejada e mostrar o QR CODE para o remetente, ou simplesmente enviar o endereço da sua carteira, o conjunto de letras e números exibidos no topo do GIF. Repare que ao mudar o valor, o QR também muda. O valor sempre é exibido em BTC e Satoshis. É possível também definir o tipo de endereço. 

Para enviar BTC, basta colocar a carteira de destino em “To” e a quantidade de BTC desejadas. Como complemento, é possível ativar o Ricochet, Cahoots e até mesmo escalonar a entrega. Já, para usar o Mixer da Samourai você deve apertar na aba “Whirpool”. Quando você mistura suas moedas no Whirlpool, você quebra o vínculo entre entradas e saídas de suas transações de bitcoin.  

Whirpool 

Suas criptos são enviadas para um pool se misturando com outras milhares. Tudo o que você deve fazer é selecionar o UTXO, em seguida a prioridade e o pool que desejar, se atentando com as taxas. Pronto! Rastros misturados com sucesso. 

Publicidade

A carteira Samourai é uma ótima ferramenta para quem preza por privacidade, mas nenhuma tecnologia é 100% segura. Tenha em mente que um dos riscos envolvidos é que ao enviar suas criptomoedas para qualquer serviço de mixer, você deve confiar seus BTC a essa empresa. Sempre há riscos de fraudes, por isso a importância de escolher um serviço confiável. 

Sobre o autor

Paulo Alexandre é estudante de Engenharia de Software no IDP, em Brasília. É investidor e apaixonado por tecnologia. Tem como missão ajudar as pessoas no revolucionário mundo das Criptomoedas e Blockchain.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Worldcoin lança blockchain própria onde "humanos verificados têm prioridade"

Worldcoin lança blockchain própria onde “humanos verificados têm prioridade”

Usando tecnologia da Optimism, a World Chain será uma rede dedicada e que preserva a privacidade dos usuários da Worldcoin
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

Analista da Bloomberg, Eric Balchunas, aponta que o “GBTC atualmente mantém uma vantagem de US$ 2,3 bilhões,” metade do que era na semana passada
Imagem da matéria: PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

“Vandathegod” foi responsável pelo maior vazamento de dados da história do Brasil
Celular com o logo da OpenSea e imagens NFT

CEO do OpenSea fala sobre o futuro do mercado de NFTs mais popular do mercado

Devin Finzer falou sobre Bitcoin Ordinals, o lançamento de um token e o suporte para NFTs ERC721-C, um passo em direção ao OpenSea 2.0