Donald Trump é fotografado em comício nos EUA
Shutterstock

Em sua candidatura a um segundo mandato, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (21) que agora está aceitando pagamentos em criptomoedas por meio de seu site oficial. De acordo com um comunicado à imprensa, o recurso de doações de criptoativos é alimentado pela exchange Coinbase.

“Essa adição à já inovadora campanha digital de arrecadação de fundos do presidente Trump marca a primeira vez que um candidato presidencial de um grande partido adota a criptomoeda para doações”, diz o texto.

Publicidade

De acordo com a página da web, Trump aceita doações em criptomoedas populares, como Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, Solana e outras. Embora outros candidatos presidenciais aceitem doações em cripto, a amplitude dos ativos aceitos pela campanha de Trump é notável, indo muito além das moedas comuns. Memecoins como a Shiba Inu e a até mesmo o token XRP também estão entre as aceitas.

Em um evento para detentores de seu projeto NFT, Trump disse no início deste mês que agora está “bem” com os criptoativos, apesar de ter se manifestado anteriormente contra o Bitcoin. Em 2021, por exemplo, ele disse que o Bitcoin “parece uma farsa” e lamentou o que ele alegou ser outra moeda competindo contra a supremacia do dólar.

Trump, no entanto, tem se envolvido progressivamente com ativos digitais. Os Trump Trading Cards, NFTs baseados em Polygon, foram lançados pela primeira vez no final de 2022. E foi um evento em Mar-a-Lago para os referidos detentores de NFTs, que gastaram milhares de dólares para participar, o que acabou gerando os recentes comentários pró-cripto de Trump.

O apoio declarado de Trump às criptomoedas também pode estar influenciando o mercado de ativos digitais de outras formas. Como os analistas falam de pressão política na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), as chances de aprovação de ETFs de Ethereum à vista neste mês dispararam.

Publicidade

“Como nosso presidente, Donald J. Trump reduziu as regulamentações e defendeu a inovação em tecnologia financeira, enquanto os democratas, como Biden e sua substituta oficial Elizabeth Warren, continuam a acreditar que somente o governo tem as respostas para a forma como nossa nação lidera o mundo”, diz o comunicado de imprensa de Trump.

Enquanto isso, uma memecoin baseada em Solana e inspirada no ex-presidente, a TREMP, ampliou os ganhos semanais. Como a criptomoeda assumiu a vanguarda política nos Estados Unidos, o token subiu 150% na última semana, chegando a US$ 1,30, de acordo com o CoinGecko.

Depois de preencher os requisitos necessários no site de Trump, os usuários são direcionados para uma página de negociação da Coinbase, que inclui opções para MetaMask e Coinbase Wallet, entre outras carteiras de autocustódia.

À medida que o impulso cripto de Trump se materializa, um executivo de criptoativos politicamente conectado sugeriu que os céticos com relação aos ativos digitais cripto dentro do Capitólio, como Elizabeth Warren (D-MA), sentiriam a pressão. “Liz tinha um exército. Nós temos um exército”, disse o CEO da Messari, Ryan Selkis, que também falou no recente evento de Trump em Mar-a-Lago. 

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
donald trump

Negócios cripto de Trump estão tornando regulação “mais complicada”, diz presidente do Comitê de Serviços Financeiros

French Hill mencionou os projetos de memecoin e stablecoin do presidente como dois empreendimentos que impactaram negativamente
Logo da SEC dos EUA

Manhã Cripto: SEC encerra oficialmente processos contra Kraken e ConsenSys

Agência abandona casos que eram vistos como parte de uma “campanha politicamente motivada e inútil” contra o setor cripto
moedas de bitcoin, solana e ethereum

Trump pressiona Fed por corte de juros e impulsiona leve alta do Bitcoin

Solana também é destaque, com alta acima de 5%
Homem em local escuro amarrado em uma cadeira

Espanhol é sequestrado em São Paulo e obrigado a transferir US$ 50 milhões em criptomoedas

Estrangeiro disse em depoimento que foi abordado por dois homens com uniformes falsos da Polícia Civil no bairro do Ipiranga