Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)
Shutterstock

Um fundo negociado em bolsa, ou ETF, de Ethereum à vista pode chegar ao mercado mais cedo do que o esperado, diz a Coinbase, apesar do crescente pessimismo dos observadores da indústria.

Em nota esta semana, a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos disse que “embora haja incerteza em torno de uma aprovação oportuna, dado o aparente silêncio da SEC com os emissores”, é apenas uma questão de tempo até que tal produto chegue ao mercado.

Publicidade

Há uma longa lista dos principais gestores de ativos – incluindo VanEck, BlackRock e Franklin Templeton – que preencheram a documentação junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) para lançar um ETF de Ethereum.

Tal produto daria aos investidores exposição ao ETH, a segunda maior moeda digital em valor de mercado, por meio de ações negociadas em bolsa de valores.

Mas o maior regulador de Wall Street tem sido lento em dar uma resposta aos candidatos e adiou os prazos de decisão, ecoando sua abordagem anterior para as aprovações de ETF de Bitcoin antes de finalmente aceitar em janeiro.

Isso geralmente é normal no processo de solicitação de ETF, mas a relutância da SEC em falar sobre os veículos de investimento levou analistas de Bloomberg e CoinShares a dizer que tais fundos criptos não receberiam luz verde até o prazo final de maio.

Publicidade

“À medida que a criptomoeda começa a tomar forma como uma questão eleitoral, também é menos certo, em nossa opinião, que a SEC estaria disposta a fornecer o capital político necessário para apoiar uma negação”, escreveu David Han, analista de pesquisa institucional da Coinbase.

“Mesmo que o primeiro prazo, 23 de maio de 2024, seja rejeitado”, acrescentou, “achamos que há uma grande probabilidade de que o litígio possa reverter essa decisão”.

No ano passado, a gestora de fundos cripto Grayscale venceu um recurso contra a SEC para converter seu fundo Bitcoin em um ETF à vista em um caso de grande repercussão.

A SEC então relutantemente disse sim a 11 ETFs de Bitcoin em 10 de janeiro. Desde então, os produtos de investimento têm sido um enorme sucesso, recebendo bilhões de dólares em entradas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum sobem após dado de inflação e antes de decisão de juros nos EUA

Bitcoin e Ethereum sobem após dado de inflação e antes de decisão de juros nos EUA

As principais criptomoedas, como o Bitcoin, sobem nesta quarta após o indicador de inflação dos EUA mostrar que os preços subiram menos que o previsto em maio
Imagem da matéria: O próximo Notcoin? Jogo baseado no Telegram, 'Hamster Kombat' lançará Token na TON

O próximo Notcoin? Jogo baseado no Telegram, ‘Hamster Kombat’ lançará Token na TON

O jogo de simulação de gerenciamento de criptomoedas afirma ter acumulado 60 milhões de usuários desde seu lançamento em março
cão e sapo que representam memecoins

Hype das memecoins em Solana impulsiona receita da Pump.fun acima de US$ 30 milhões

A plataforma de criação de tokens de baixo custo chegou a arrecadar US$ 1,48 milhão em um dia, impulsionada por projetos de moedas que incluem celebridades
Fachada da Comisión Nacional de Valores Argentina (CNV

Argentina recebe pedido de registro de 35 exchanges de criptomoedas; saiba quais são

Quem não se cadastrou na Comissão Nacional de Valores Mobiliários até a última terça-feira (3) não poderá operar com criptomoedas no país