Imagem da matéria: Tribunal Derruba Bloqueio a Sites Especializados em Bitcoin na Rússia
O Tribunal Municipal de São Petersburgo anula decisão de bloqueio de sites especializados em criptomoedas (foto: skurkis.com)

Na ultima terça-feira, o Tribunal Municipal de São Petersburgo derrubou a decisão que proibia o funcionamento de 40 sites relacionados ao bitcoin na Rússia, após analisar o recurso apresentado pela Digital Rights Center (Centro de Direitos Digitais) com sede em Moscou, conforme os sites RIA NovostiRoskomsvoboda.

Desde julho do ano passado, a Rússia vinha sofrendo restrição de acesso as plataformas de internet que tratassem de criptomoedas devido a uma decisão do Tribunal distrital de Oktyabrsky de São Petersburgo proferida em 16 de maio de 2017. O processo era fruto de um pedido do Ministério Público da cidade para bloquear 40 sites relacionados com bitcoin.

Publicidade

A medida, que afetava diretamente qualquer serviço de câmbio das moedas virtuais naquele país, teve como fundamentação a falta de regulação e de lastro sobre a criptomoeda. Outro argumento da Justiça foi a falta de controle do poder público em saber se seu uso não está atrelado as atividades criminosas tendo em vista que “a distribuição gratuita de informações sobre moeda eletrônica” seria a causa de todo esse problema, como relatado nos sites smartereum, cointelegraph e Roskomsvoboda.

A decisão pelo desbloqueio dos sites russos não é a definitiva. Ela ainda depende da análise de um corpo diferente do tribunal que deve ainda ser reunido e, por esse motivo o caso será devolvido ao tribunal do distrito de Oktyabrsky a fim ser revisado nos termos da lei russa, conforme informa o site News Bitcoin.

A lista dos quarenta sites russos desbloqueados está disponível no site smartereum.

Relação controversa

A relação da Russia com as criptomoedas não é bastante conflituosa. O presidente Putin já chegou a declarar, em outubro de 2017, a criação de sua própria moeda virtual. O “cryptoRuble” ou “Criptor” seria emitido pelo Estado russo. Mas isso não quer dizer sinônimo de legalidade de outras moedas digitais. É tanto que um mês depois, o ministro das comunicações daquele país, Nikolai Nikiforov, afirmou que “O Bitcoin é uma aplicação estrangeira da tecnologia blockchain, e a lei russa nunca vai considerá-lo como uma entidade legal sob a jurisdição da Federação Russa”.

A decisão pelo bloqueio dos sites especializados em moedas digitais foi categórica ao afirmar que o Rublo, emitido pelo Banco Central russo, é a única moeda oficial e que a emissão de qualquer outra seria ilegal.

Publicidade

Essa mesma corte, que teve sua decisão derrubada pelo tribunal municipal de São Petersburgo, mencionou que o “bitcoin não era apoiado pelo valor real”. O fato é que ainda não se conhece as peculiaridades das chamadas criptomoedas e isso dificulta muito a sua regulamentação em diversos países, e isso não é diferente na Russia.

A vice-presidente do Banco Central russo, Olga Skorobogatov, antes do bloqueio dos 40 sites que tratavam de criptomoedas, fez uma declaração reconhecendo a dificuldade de aplicar a regulação financeira existente ao Bitcoin, afirmou ainda que não havia interesse em proibir seu uso na Rússia e que se buscava “obter uma melhor compreensão do Bitcoin, e construir um quadro regulamentar que reunimos o conhecimento necessário”.

Propostas recentes

Isso se reflete nas recentes propostas apresentadas na Rússia a fim de legalizar as criptomoedas. A mais recente é de autoria do Presidente do Comitê Estadual de Política Econômica da Câmara Russa (Duma), Sergey Zhigarev.

De acordo com o site News Bitcoin, ele acredita que uma lei no sentido de estabelecer o desenvolvimento da economia digital atrairá investimentos externos inclusive de países que impuseram sanções à Rússia.

Publicidade

Contudo, no final do ano passado, o ministro das finanças da Russia, Anton Siluanov, apresentou um projeto de lei sobre “ativos financeiros digitais” e crowdfunding a fim de regulamentar a circulação e transação de moedas virtuais. A iniciativa não foi bem vista pelo Banco Central russo, conforme já foi noticiado no Portal do Bitcoin.

Leia Também: Marketshare do Bitcoin Aumenta e Mercado Tem Dificuldade de Voltar aos US$ 500 Bilhões

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Bandeira do Japão

Gate.io de saída do Japão: empresa vai transferir clientes para corretoras de criptomoedas locais reguladas

A exchange deixará de aceitar novos registros de contas de residentes japoneses e iniciará o encerramento gradual dos serviços
moedas ouradas de bitcoin e ethereum

Hashdex entra no último estágio para lançar ETF híbrido de Bitcoin e Ethereum nos EUA

A gestora brasileira protocolou ontem o formulário S-1, que é o último estágio na SEC para que um produto possa ser negociado na bolsa de valores
celular com logo da Coinbase em cima de notas de dinheiro

Coinbase leva multa de R$ 25 milhões por não barrar clientes de “alto risco” no Reino Unido

A operação britânica da Coinbase atendeu mais de 13 mil clientes críticos ao violar um acordo com o regulador