Imagem da matéria: Torneio de tênis de Wimbledon terá comentários gerados por Inteligência Artificial
O tenista espanhol Rafael Nadal durante partida em Wimbledon (Shutterstock)

O tradicional torneio de tênis de Wimbledon deste ano, marcado para começar em julho, usará comentários e análises de jogadores alimentados por Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês), em uma tentativa de ajudar os fãs a se envolverem em um nível mais profundo com o campeonato.

O anúncio de que o torneio de tênis mais antigo do mundo vai abraçar a nova tecnologia nas suas plataformas online foi feito em um anúncio dos organizadores do All England Lawn Tennis Club (AELT) e da gigante de tecnologia IBM.

Publicidade

O novo recurso de comentários com AI vai gerar áudio e legendas para os vídeos dos melhores momentos das partidas. O recurso, que usa a tecnologia WatsonX da IBM, foi desenvolvido juntamente com o AELT para garantir que ele use uma linguagem específica para o esporte.

“Estamos constantemente inovando com nossos parceiros da IBM para fornecer aos fãs de Wimbledon, onde quer que estejam no mundo, uma experiência digital perspicaz e envolvente dos campeonatos”, disse Osama Al-Qassab, diretor de marketing e comercial da AELT.

Ele acrescentou que os recursos de AI significam que os fãs podem acessar comentários sobre uma “maior variedade de partidas.”

A tribuna principal de Wimbledon, onde ocorrem os grandes confrontos, já possuem comentários humanos. Mas eventos como os jogos de idosos, juniores e de cadeira de rodas não têm atualmente a sua própria narração.

Publicidade

Integração da AI nos esportes

A IBM, que é parceira oficial dos campeonatos locais desde 1990, já fornece um conjunto de ferramentas de análise baseadas em AI para a competição, incluindo um ‘índice de potência’ do jogador, insights da partida e reels personalizados com os destaques.

Este ano, o recurso de análise de empate também terá uma nova estatística que define o quão favorável o caminho para a final pode ser para cada jogador no sorteio de simples.

Jonathan Adashek, vice-presidente sênior de marketing e comunicações da IBM, disse que a empresa observou como as tecnologias de AI “têm o poder de ajudar grandes eventos esportivos como Wimbledon a aumentar seu público por meio de excelentes experiências digitais.”

Os pesquisadores da IBM já estavam trabalhando em software de AI com a capacidade de fazer comentários jogo a jogo sobre partidas esportivas desde 2019. Mais recentemente, a empresa adicionou comentários gerados por AI a clipes do Masters Tournament Golf Championship em abril.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
criptomoedas bitcoin ethereum e solana

Fatores macroeconômicos terão papel de peso no mercado cripto após o halving, diz Coinbase

Para a maior corretora cripto dos EUA, a tendência é que os mercados procurem novos catalisadores para sustentar a recuperação do primeiro trimestre
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes
Ilustração de mão segurando smartphone com logotipo da Toncoin

Toncoin (TON) bate recorde de preço e supera Cardano como 10ª cripto mais valiosa

O Toncoin (TON) da Open Network disparou nas últimas semanas e expulsou a Cardano do top 10 das criptomoedas
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

Analista da Bloomberg, Eric Balchunas, aponta que o “GBTC atualmente mantém uma vantagem de US$ 2,3 bilhões,” metade do que era na semana passada