Imagem da matéria: Torneio de tênis de Wimbledon terá comentários gerados por Inteligência Artificial
O tenista espanhol Rafael Nadal durante partida em Wimbledon (Shutterstock)

O tradicional torneio de tênis de Wimbledon deste ano, marcado para começar em julho, usará comentários e análises de jogadores alimentados por Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês), em uma tentativa de ajudar os fãs a se envolverem em um nível mais profundo com o campeonato.

O anúncio de que o torneio de tênis mais antigo do mundo vai abraçar a nova tecnologia nas suas plataformas online foi feito em um anúncio dos organizadores do All England Lawn Tennis Club (AELT) e da gigante de tecnologia IBM.

Publicidade

O novo recurso de comentários com AI vai gerar áudio e legendas para os vídeos dos melhores momentos das partidas. O recurso, que usa a tecnologia WatsonX da IBM, foi desenvolvido juntamente com o AELT para garantir que ele use uma linguagem específica para o esporte.

“Estamos constantemente inovando com nossos parceiros da IBM para fornecer aos fãs de Wimbledon, onde quer que estejam no mundo, uma experiência digital perspicaz e envolvente dos campeonatos”, disse Osama Al-Qassab, diretor de marketing e comercial da AELT.

Ele acrescentou que os recursos de AI significam que os fãs podem acessar comentários sobre uma “maior variedade de partidas.”

A tribuna principal de Wimbledon, onde ocorrem os grandes confrontos, já possuem comentários humanos. Mas eventos como os jogos de idosos, juniores e de cadeira de rodas não têm atualmente a sua própria narração.

Publicidade

Integração da AI nos esportes

A IBM, que é parceira oficial dos campeonatos locais desde 1990, já fornece um conjunto de ferramentas de análise baseadas em AI para a competição, incluindo um ‘índice de potência’ do jogador, insights da partida e reels personalizados com os destaques.

Este ano, o recurso de análise de empate também terá uma nova estatística que define o quão favorável o caminho para a final pode ser para cada jogador no sorteio de simples.

Jonathan Adashek, vice-presidente sênior de marketing e comunicações da IBM, disse que a empresa observou como as tecnologias de AI “têm o poder de ajudar grandes eventos esportivos como Wimbledon a aumentar seu público por meio de excelentes experiências digitais.”

Os pesquisadores da IBM já estavam trabalhando em software de AI com a capacidade de fazer comentários jogo a jogo sobre partidas esportivas desde 2019. Mais recentemente, a empresa adicionou comentários gerados por AI a clipes do Masters Tournament Golf Championship em abril.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Fundo de criptomoedas brasileiro suspende saques após gestora ser alvo de operação da PF

Fundo de criptomoedas brasileiro suspende saques após gestora ser alvo de operação da PF

Um ordem judicial proibiu quaisquer resgates e liquidações dos fundos cripto geridos pela Titanium Asset
Imagem da matéria: A grande aposta do presidente de El Salvador no Bitcoin valeu a pena?

A grande aposta do presidente de El Salvador no Bitcoin valeu a pena?

Nayib Bukele está com uma perda de quase 8% em seu investimento de 3.120 BTC
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
Imagem da matéria: Rede de segunda camada do Ethereum, Blast já tem R$ 1,8 bilhão aplicados por usuários

Rede de segunda camada do Ethereum, Blast já tem R$ 1,8 bilhão aplicados por usuários

A ideia do Blast é que os usuários depositem criptomoedas, principalmente Ethereum (ETH) e stablecoins, para obter retornos com staking