O token FTT da extinta exchange de criptomoedas FTX teve um aumento de mais de 84% durante a noite, após o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, indicar a possibilidade da reabertura da exchange “dentro da lei”.
Atualmente, o FTT está sendo negociado a US$ 2,29, de acordo com o CoinGecko.
Os comentários de Gensler surgiram após relatos de que três licitantes estão interessados na FTX, incluindo a exchange de criptomoedas Bullish, do ex-presidente da NYSE, Tom Farley.
Ao falar à CNBC sobre o proposto revival da FTX, o presidente da SEC disse: “Se Tom ou qualquer outra pessoa quiser atuar neste setor, eu diria, ‘Faça isso dentro da lei.'”
Ele acrescentou que o futuro dono da FTX deve “construir a confiança dos investidores no que está fazendo e garantir que está fazendo as divulgações adequadas, e também que não está misturando todas essas funções, negociando contra seus clientes ou usando suas criptomoedas para seus próprios fins.”
Não há indicação de que o token FTT será revivido por nenhum dos possíveis licitantes da FTX.
Queda do FTT
Embora o FTT tenha registrado uma recuperação com a perspectiva de revival da exchange, seu preço deve ser visto no contexto; ele está mais de 97% abaixo de sua máxima histórica de US$ 84,18, registrada em setembro de 2021.
O token desempenhou um papel fundamental no colapso da FTX em novembro de 2022. Após a FTX liquidar a participação acionária da Binance em julho de 2021 usando tokens FTT, a exchange concorrente posteriormente liquidou sua reserva, citando “revelações recentes que vieram à tona”, iniciando uma reação em cadeia que resultou no colapso da FTX.
Também foi revelado que a empresa de negociação irmã da FTX, Alameda Research, executou empréstimos de bilhões de dólares usando o token FTT como garantia, além de misturar fundos de usuários da FTX.
O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi considerado culpado na semana passada por sete acusações de fraude e conspiração relacionadas ao colapso da exchange e enfrenta uma sentença máxima de 115 anos de prisão. Sua sentença será anunciada em março de 2024.
Leia também: O que acontece agora com o criador da FTX após o fim do seu julgamento?
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto