Títulos emitidos por El Salvador seguem tendência do Bitcoin e sobem mais de 60% em 2023

Receio de um calote por parte do governo se transformou em euforia entre os investidores dos bonds locais
Moeda de Bitcoin à frente de bandeira de El Salvador

Shutterstock

Os títulos emitidos pelo governo de El Salvador (bonds, no inglês), com vencimento em 2027, aumentaram de valor mais de 60% desde o início deste ano – em paralelo com a valorização no preço do Bitcoin, que viu a criptomoeda subir cerca de 80%.

Um título representa a dívida emitida pelo governo e vendida a investidores para sustentar os gastos da administração liderada pelo presidente Nayib Bukele.

Publicidade

Em setembro de 2022, a empresa de classificação de crédito Fitch Ratings rebaixou a classificação da dívida de El Salvador e previu que um calote da dívida ocorreria em janeiro de 2023. Não só isso não aconteceu, como o país pagou um título de US$ 800 milhões em janeiro.

Desde então, os títulos do país dispararam junto com o Bitcoin – embora outros fatores estejam em jogo, com os investidores elogiando a nomeação do ex-funcionário do FMI Alejandro Werner como consultor do ministério das finanças local.

El Salvador e Bitcoin

El Salvador tornou o Bitcoin uma moeda de curso legal em setembro de 2021. Desde então, o país obteve resultados mistos; o turismo aumentou, mas relatórios indicam que poucos cidadãos realmente usam a criptomoeda no dia a dia.

De acordo com a Bloomberg, o país possui atualmente 2.546 BTC, no valor de aproximadamente US$ 76,6 milhões.

O Bitcoin subiu mais de 80% desde o início de janeiro, como resultado de vários fatores. Eventos otimistas recentes incluem a pausa feita pelo BC americano (Federal Reserve) no aumento da taxa de juros e o pedido da gigante BlackRock para lançar um fundo do tipo ETF baseado no preço à vista do Bitcoin.

Publicidade

Os senadores dos EUA continuam cautelosos com a iniciativa de El Salvador de adotar o Bitcoin. Uma postagem no blog do Comitê de Relações Exteriores dos EUA de maio diz que: “Devemos buscar maior clareza sobre como a adoção do Bitcoin como moeda legal pode impactar a estabilidade financeira e econômica de El Salvador, bem como a capacidade de El Salvador de combater efetivamente a lavagem de dinheiro e finanças ilícitas. ”

Traduzido com autorização do Decrypt