Tiago Reis, criador da Suno Research de terno e gravata e cabelo comprido
Tiago Reis, analista da Suno Research (Foto: Reprodução/Facebook)

O influencer e criador da casa de análises Suno Research, Tiago Reis, está sendo alvo nesta terça-feira (14) de uma operação de busca e apreensão autorizada pela 42ª Vara Cível de São Paulo para investigar uma suposta manipulação de mercados mobiliários.

A informação veio inicialmente do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e foi confirmada pelo Portal do Bitcoin pela assessoria de imprensa do executivo, também conhecido como grande crítico do Bitcoin.

Publicidade

Segundo a reportagem, estão sendo feitas buscas em cinco endereços diferentes nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Goiânia. Além da sede da Suno e seu dono, as autoridades também têm como alvo dois sócios de Reis: Vitor Duarte e Marcos Baroni.

Ação não está sendo feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Um advogado que trabalha com o mercado de capitais e pediu para não ter a identidade revelada disse que, pelo padrão da operação, trata-se de algo iniciado pelo Ministério Público.

A investigação seria por conta de fundo mobiliários, mais especificamente o fundo HCTR11. Os executivos são investigados por uma suposta tentativa de manipular o mercado por meio de publicações em redes sociais. A ação está em segredo de Justiça.

Jardim afirma que o caso teve início em abril de 2022, quando o fundo em questão teve uma oscilação fora do comum, tendo flutuado 25% em um curto período. Seria uma ação orquestrada de Reis e seus sócios para conseguir indicar aos cotistas os fundos da Suno Research.

Publicidade

Já o advogado que conversou com a reportagem lembra que a Suno denunciou irregularidades em um empreendimento da Hectare, a gestora do fundo, o que resultou em uma forte perda do PL (Patrimônio Líquido).

Reis é um dos maiores influencers do mercado financeiro do Brasil: possui 213 mil seguidores no Twitter e 91 mil no LinkedIn. Já a Suno tem 107 mil seguidores no Twitter.

A XP Investimentos também possui uma participação minoritária como acionista da Suno Research.

Assessoria de Tiago Reis

Procurado pelo Portal do Bitcoin, o grupo Suno confirmou a realização da operação em comunicado. “A empresa não teve acesso ao processo, portanto, neste momento, não pode dar mais detalhes da ação”, diz o texto.

“O Grupo Suno reforça que está 100% seguro de sua atuação e estamos tranquilos e certos de nossa inocência e da idoneidade de todos os nossos analistas e profissionais. Confiamos na atuação da Justiça e que a investigação será concluída com brevidade”, finaliza a nota

VOCÊ PODE GOSTAR
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
Imagem da matéria: Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao "Faraó do Bitcoin"

Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao “Faraó do Bitcoin”

Réu é acusado de ser responsável pela segurança do criador da GAS Consultoria e vender armas para a organização criminosa
Marcos Pasquim promove Mineradora Manah

Manah: Mineradora de ouro promovida por galãs da Globo é acusada de dar calote em investidores

Promovida por Márcio Garcia e Marcos Pasquim, a Mineradora Manah prometia pagar 3% ao mês aos investidores, mas agora está sendo acusada de calote no Reclame Aqui e nas redes sociais
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas