Imagem da matéria: Terceiro maior banco da Espanha investe em startup de custódia de criptomoedas
Foto: Shutterstock

CaixaBank, o terceiro maior banco espanhol, anunciou na segunda-feira (27) as sete startups que irão fazer parte de seu programa de inovação ‘Caixabank Fintech by Innsomnia’, uma iniciativa que visa estudar casos de uso para o setor de fintechs. Dentre as empresas selecionadas está a Onyze, uma startup de criptomoedas focada em oferecer infraestrutura e soluções de custódia para o setor.

De acordo com o comunicado do CaixaBank, as empresas foram escolhidas entre mais de 200 participantes pelas suas propostas inovadoras de apoio à instituição financeira nos seus desafios estratégicos. Os vencedores, diz o texto, vão receber formação por meio de workshops e tutoriais especializados. O objetivo, ressalta a instituição, é que essas empresas possam realizar um projeto piloto para o grupo.

Publicidade

“O CaixaBank aposta num cenário de colaboração com ‘startups’ e ‘fintech’ no desenvolvimento de iniciativas de inovação aberta”, diz um trecho da nota.

Segundo a instituição, o processo seletivo tem sido realizado a partir da abordagem de projetos inovadores para responder aos diferentes desafios estratégicos do Grupo CaixaBank, como por exemplo, contribuir com o desenvolvimento sustentável e somar novas soluções em cibersegurança e atendimento ao cliente.

Outros desafios, disse a entidade, são a criação de projetos que deem mais competitividade em um ambiente de open banking, bem como enriqueçam a cultura corporativa alinhada à transformação tecnológica.

“O CaixaBank irá avaliar o progresso das startups e analisar e detectar possíveis novos casos de uso e ajudá-las a gerar uma prova de conceito útil e escalonável dentro da entidade”, diz outro trecho do comunicado.

Publicidade

Empresa de criptomoedas comemora

Em nota, a Onyze, cuja sede fica na capital da Espanha, Madri, celebrou por estar entre as empresas escolhidas do programa do CaixaBank, ressaltando que isso só foi possível devido à experiência anterior com o setor bancário e interações com os reguladores espanhóis durante sua participação no sandbox financeiro, da Secretaria Geral do Tesouro e Financiamento Internacional, órgão do governo da Espanha.

“Ajudaremos a entidade a enfrentar os desafios estratégicos da empresa, com um projeto inovador que reforça ainda mais a sua posição no mercado espanhol e internacional. Longe de ser uma ameaça para o setor bancário, os serviços baseados em criptoativos são uma oportunidade para melhorar a competitividade do setor , bem como um impulso para a sua transformação tecnológica”, disse a Onyze.

A empresa concluiu que o setor de criptomoedas também permite abrir novos canais de negócios e atrair um grande número de investidores de varejo, “que nos últimos anos têm crescido exponencialmente com o desenvolvimento de novas tecnologias de investimento”.

Confira as empresas selecionadas pelo CaixaBank

GK8 : é uma empresa israelense de segurança cibernética que oferece às instituições financeiras uma plataforma abrangente para apoiar e aprimorar a estratégia atual e futura da entidade no campo de ativos digitais.

Publicidade

Bsurance : é uma start-up austríaca que disponibiliza às empresas uma plataforma com tecnologia concebida para facilitar a digitalização de seguros de forma fácil e em tempo real.

Onyze : com sede em Madrid, oferece uma infraestrutura de ativos digitais e solução de custódia para empresas terceirizadas. A Onyze permite que as instituições financeiras desenvolvam serviços e produtos para ativos criptográficos de forma simples e ágil, em conformidade com todos os requisitos regulamentares.

Aquantum : é uma plataforma para o desenvolvimento e ciclo de vida de aplicativos de software quântico. Esta empresa madrilena fornece ferramentas, serviços e processos que permitem a integração de sistemas de informação híbridos quânticos / clássicos.

Taiger : esta start-up em Madrid oferece uma solução para empresas que garante eficiência operacional nos processos internos que afetam diretamente a experiência do cliente e os serviços oferecidos, reduzindo o tempo de processamento de documentos e maximizando o esforço humano na empresa.

Smartbiometrik : com sede em Sevilha, é especializada em biometria facial. Desenvolve e comercializa ferramentas baseadas em tecnologia de reconhecimento facial que auxiliam as empresas em seu processo de transformação digital.

Publicidade

Inspiration-Q: spin-off do CSIC que oferece novas soluções de otimização, simulação e aprendizado de máquina baseadas em algoritmos quânticos que funcionam em computadores quânticos e comuns.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas
Imagem da matéria: Joe Biden promete vetar resolução que visa frear política anticripto da SEC

Joe Biden promete vetar resolução que visa frear política anticripto da SEC

A Casa Branca disse que vetaria uma resolução aprovada hoje pela Câmara dos EUA “para impedir a tomada de poder regulatório da SEC”
Bitcoin em gráfico de alta com seta azul apontado para o alto

Traders esperam que Bitcoin supere a máxima de US$ 74 mil em breve

“Esperamos um impulso de alta aqui que pode nos levar de volta às máximas de US$ 74 mil”, disse a QCP Capital sobre o momento do Bitcoin
Imagem da matéria: Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Meta é que comunidade de programadores crie soluções na XRP Ledger, blockchain usada pela empresa e que tem o token nativo XRP