Taiwan acaba de criar uma associação das empresas do setor de criptomoedas, que ficará sob supervisão do governo, abrindo caminho para a regulamentação do setor na região.
24 empresas de criptomoedas – que se registraram na Comissão de Supervisão Financeira para conformidade com o combate à lavagem de dinheiro – aderiram à Associação de Provedores de Serviços de Ativos Virtuais de Taiwan, disse o site The Block citando um comunicado divulgado quinta-feira pelo grupo.
A associação será presidida por Titan Cheng, fundador e CEO da BitoPro, uma das principais exchanges de Taiwan. Winston Hsiao, cofundador e diretor de receitas da XREX, atuará como vice-presidente da associação.
Esse movimento é mais um dos passos que Taiwan vem tomando para melhorar sua supervisão das plataformas de negociação de criptomoedas, sendo que o governo já determinou que a associação elabore regras de auto supervisão.
Leia Também
“O FSC dá grande importância ao desenvolvimento da indústria de ativos virtuais. Acreditamos que o desenvolvimento saudável desta indústria está intimamente relacionado com o desenvolvimento da sociedade e da economia”, disse Hsiho Huang, diretor da divisão de empresas de valores mobiliários do FSC, na reunião de lançamento nesta quinta.
A associação afirmou que a principal tarefa após seu estabelecimento é formular as diretrizes de autorregulação, visando implementar adequadamente a gestão de classificação e classificação dos VASPs. “Isso atenderá aos interesses e ao desenvolvimento da indústria, ao mesmo tempo que atenderá às expectativas do governo e protegerá os direitos do consumidor”, acrescentou a associação.
No mês passado, o Ministério da Justiça propôs alterações às leis existentes exigindo que as empresas de criptoativos nacionais e estrangeiras que pretendem operar em Taiwan se registrem para conformidade com AML. Não fazer isso pode resultar em prisão por até dois anos.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes