Fios de transmissão cortados
Shutterstock

Stacks, uma rede de escalonamento de camada 2 do Bitcoin, sofreu uma interrupção significativa na sexta-feira (14), quando a produção de blocos parou por quase nove horas.

O incidente, atribuído a uma reorganização do Bitcoin (reorg) e ao “comportamento inesperado do minerador”, enviou ondas de choque através do ecossistema Stacks e desencadeou uma queda de até 16% no preço do token STX nas últimas 24 horas.

Publicidade

Stacks foi construído para permitir funcionalidades como contratos inteligentes para alimentar aplicativos descentralizados (dApp ) e NFTs na rede Bitcoin, uma vez que o blockchain em si não foi projetado para tais recursos que floresceram em redes rivais ao longo dos anos.

A rede foi projetada para aproveitar a segurança e a imutabilidade do Bitcoin, fornecendo uma plataforma segura para os desenvolvedores criarem aplicativos blockchain escaláveis ​​enquanto ainda estão enraizados no Bitcoin.

O problema começou ontem pela manhã, quando a rede Stacks encontrou um atraso na produção de blocos. A conta da Stacks no X, StacksStatus, canal oficial para atualizações da rede, atribuiu o problema a uma combinação de fatores.

“Estamos enfrentando um atraso na produção de blocos Stacks devido ao comportamento inesperado de mineração combinado com uma reorganização do Bitcoin”, afirmou o tweet. “Os principais desenvolvedores do ecossistema estão investigando o problema e trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível.”

Publicidade

A blockchain do Bitcoin ocasionalmente passa por reorganizações, onde blocos previamente confirmados são invalidados. Embora incomuns, esses eventos podem interromper aplicativos e escalar redes construídas sobre Bitcoin, como a Stacks.

Nesse caso, os apoiadores da rede Stacks dizem que a reorganização do Bitcoin é parte do motivo pelo qual a rede ficou fora do ar por cerca de nove horas. Os desenvolvedores também continuam monitorando a atividade dos mineradores para evitar interrupções semelhantes no futuro.

“Comportamento inesperado dos mineradores” pode se referir a mineradores que não atualizam seu software ou não se coordenam de forma eficaz em resposta a uma reorganização do Bitcoin, causando atrasos na produção de blocos e implicando em problemas técnicos ou operacionais entre os mineradores.

A paralisação da produção impactou a negociação do token STX. O preço do token despencou 12% — no dia de ontem e um pouco mais neste sábado, para um preço atual de US$ 1,90, segundo dados no Coingecko, refletindo a preocupação dos investidores com a estabilidade da rede.

Publicidade

Embora a interrupção destaque as vulnerabilidades potenciais das redes blockchain construídas sobre o Bitcoin, a equipe Stacks afirma estar comprometida em melhorar a resiliência da rede.

Próxima atualização da Stacks

O cocriador do Stacks, Muneeb Ali, apontou que a próxima atualização do Nakamoto, que se concentra em um novo mecanismo de consenso, foi projetada para eliminar a possibilidade de forks e mitigar o impacto das reorganizações do Bitcoin.

Esperava -se que a atualização Nakamoto fosse lançada no final da primavera, mas foi adiada no último minuto devido a possíveis problemas que foram considerados graves demais para serem resolvidos em uma atualização posterior. Agora está previsto para ser lançado em agosto.

O Decrypt entrou em contato com Ali para comentar, mas não recebeu uma resposta imediata.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda dourada de Bitcoin (BTC) sobre um gráfico de preço com candles indicando queda nos preços

Semana Cripto: Queda do Bitcoin derruba principais altcoins enquanto memecoins políticas permanecem voláteis

Bitcoin e Ethereum desabam em meio a narrativas sobre Mt. Gox e BTCs do governo da Alemanha
jogo hamster kombat em tela de celular

Hamster Kombat:  Tudo sobre o airdrop do jogo do Telegram

Veja também dicas para conseguir a maior quantidade de moedas antes do lançamento do token
Mão segurando celular com logo da Toncoin e no fundo ícones do Telegram

Rede TON do Telegram vai se conectar ao Ethereum via blockchain de segunda camada

Em meio ao boom dos jogos do Telegram, The Open Network está pronta para lançar uma camada 2 compatível com Ethereum em colaboração com a Polygon
Vitalik Buterin posa para foto na ETH Taipei 2024

Vitalik Buterin mostra como tecnologia blockchain pode melhorar a privacidade e liberdade de russos

Desenvolvida pela empresa russa Rarimo, a Freedom Tool utiliza tecnologia de Prova de Conhecimento Zero (ZKP)