Imagem da matéria: Suspeito de matar norueguês após negociação de Bitcoin é preso na França
(Foto: Divulgação)

Makaveli Lindén, suposto assassino do investidor de bitcoin norueguês Heikki Bjørklund Paltto, de 24 anos, foi preso na tarde desta terça-feira (23) na cidade de Dijon, na França, após uma bem sucedida busca internacional comandada pela Interpol, a polícia internacional.

De acordo com a mídia sueca Aftonbladet, a polícia de Oslo, na Noruega, confirmou sua prisão. Isto acontece uma semana após Paltto ter sido assassinado a facadas em seu apartamento no bairro de Majorstuen da capital norueguesa.

Publicidade

“Estamos enviando uma equipe à Dijon, na França, para participar do interrogatório”, disse o promotor de justiça norueguês Christian Hatlo, segundo o site.

Ele indicou que provavelmente um pedido de extradição já irá junto com as autoridades para ser entregue à Justiça da França nesta quarta-feira (24), reportou o site Vartoslo.

“A extradição pode demorar semanas ou meses. Não sabemos. A Noruega tem um acordo de extradição com a França, mas é muito difícil dizer algo específico agora. No entanto, o mais importante no momento é interrogar Lindén”, disse Hatlo, segundo o site.

Lindén, morador de Uppsala, na Suécia, havia fugido da Noruega após o crime. Os investigadores acreditam que na manhã do dia 15 de outubro Lindén entrou pela janela do apartamento de Paltto achando que a casa estava vazia com a intenção de apenas roubar.

Publicidade

No entanto, ao ser visto pela vítima houve uma briga corporal e Lindén o esfaqueou por várias vezes.

A princípio, considerando que Paltto era negociante de criptomoedas, a polícia acreditava que o crime estava diretamente ligado a algum acordo mal sucedido, pois momentos antes do crime ele havia vendido uma grande quantidade de bitcoin.

No entanto, a inspetora de polícia Grete Lien Metlid disse em um comunicado à imprensa que a teoria de que Paltto foi uma “vítima aleatória” estava se tornando mais forte, visto que Lindén tem um histórico criminal bastante extenso.

O crime

Paltto, de 24 anos, foi assassinado a facadas pouco depois de negociar pessoalmente dinheiro por bitcoin. As autoridades acreditavam, na ocasião, que a negociação tinha dado errada e que os dois fatos poderiam estar relacionados. O crime aconteceu no bairro Majorstuen em Oslo, capital da Noruega.

Ele morreu vítima de vários golpes de faca na manhã de segunda-feira (15) em seu próprio apartamento. Uma quantidade de dinheiro permaneceu no lugar do crime, segundo relatou a polícia.

Publicidade

O primeiro a presenciar o crime e procurar ajuda foi seu companheiro de quarto. A polícia, então, começou a investigação até chegar ao suposto criminoso.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

Talvez você queira ler
Jesse Powell posa para foto de terno e gravata

“SEC é o maior empecilho dos EUA”, ataca criador da exchange Kraken

Jesse Powell acusou a SEC de extorsão depois que o regulador apresentou novas acusações à exchange de criptomoedas, incluindo mistura de fundos de clientes
Dois aviões riscam com fumaça para cima o B de bitcoin

Bitcoin atinge US$ 39 mil pela primeira vez desde abril de 2022

Maior criptomoeda do mercado vem embalada em otimismo com previsão de dinheiro institucional chegar por meio de ETFs
Imagens de jogo da1047 games

Veja como ganhar Bitcoin de graça com o jogo de tiro Splitgate

O jogo vai implementar ganhos de até 0,5 BTC com a integração da Lightning Network da startup ZBD
Andrea Zanon posa para foto

Ex-consultor de Bill Clinton e do Banco Mundial é preso por formar pirâmide de criptomoedas

Andrea Zanon é acusado de operar a pirâmide Nimbus, que deixou prejuízo de mais R$ 600 milhões em centenas de investidores