Polícia internacional caça suspeito de matar norueguês após negociação de Bitcoin

(Foto: Reprodução)


Um suspeito de ter assassinado o investidor Heikki Bjørklund Paltto, de 24 anos, na última segunda-feira (15) em Oslo, na Noruega, após uma negociação de bitcoin foi identificado pela polícia local e já está sendo procurado, reportou o tabloide norueguês Verdens Gang.

As autoridades policiais lançaram uma busca nacional pela identidade do suspeito depois que ele foi capturado por câmeras de segurança na estação de trem de Oslo — 1 hora depois que a polícia foi chamada para atender a ocorrência.

A polícia diz que eles trabalham com pistas e informações específicas de Makaveli Lindén, de 20 anos, o principal suspeito. Ele está em fuga e virou alvo de uma caçada internacional conduzida pela Interpol, noticiou a CCN sobre assunto.

“Nós descobrimos que ele não está na Noruega nem na Suécia, temos pistas, mas agora não podemos dizer por razões policiais”, disse a inspetora de polícia Grete Lien Metlid em um comunicado à imprensa.

Os investigadores acreditam que na manhã do homicídio, Lindén entrou pela janela do apartamento de Paltto achando que a casa estava vazia apenas com a intenção de roubar. No entanto, ao ser visto pela vítima houve uma briga corporal e Lindén o esfaqueou por várias vezes.

Pode não ter relação com bitcoin

A princípio, considerando que Paltto era negociante de criptomoedas, a polícia acreditava que o crime estava diretamente ligado a algum acordo mal sucedido, pois momentos antes do crime ele havia vendido uma grande quantidade de bitcoin.

Metlid disse que a teoria de que Paltto foi uma “vítima aleatória” está se tornando mais forte, visto que Lindén, que é de Uppsala, na Suécia, já tem um histórico criminal bastante extenso. Entre eles, roubos, ameaças de morte e porte de drogas.



O crime

Paltto, de 24 anos, foi assassinado a facadas pouco depois de negociar pessoalmente dinheiro por bitcoin. As autoridades acreditavam, na ocasião, que a negociação tinha dado errada e que os dois fatos poderiam estar relacionados. O crime aconteceu no bairro Majorstuen em Oslo, capital da Noruega.

Ele morreu vítima de vários golpes de faca na manhã de segunda-feira (15) em seu próprio apartamento. Uma quantidade de dinheiro permaneceu no lugar do crime, segundo relatou a polícia.

O primeiro a presenciar o crime e procurar ajuda foi seu companheiro de quarto. A polícia, então, começou a investigação até chegar ao suposto criminoso.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/