Sunny Pires surfando
Foto: Martin D’Alessandro

O surfista Sunny Pires, 18 anos, de Búzios, Rio de Janeiro, se tornou o primeiro surfista profissional brasileiro a ser patrocinado com criptomoedas e por duas comunidades web3, a Nounsbr, braço da DAO Nouns, e mais recentemente da Gnars.

O modelo de patrocínio prevê pagamentos em criptomoedas (Ethereum ou USDC) através de propostas e projetos submetidos à votação na comunidade, disse a assessoria do atleta, ressaltando as dificuldades que ele enfrentou em conseguir patrocínios tradicionais.

Publicidade

Com o patrocínio, Sunny teve a oportunidade de competir em três campeonatos no Brasil em 2022 e passar dois meses no Havaí em 2023. No mês passado, Sunny quebrou um recorde no Saquarema Surf Festival, e neste mês, embarca em uma expedição à Nicarágua para filmar uma série documental.

Sunny pretende demonstrar como a Web3 e suas comunidades podem ser alternativas viáveis para atletas que buscam patrocínio e impulsionar suas carreiras.

“Estou empolgado por ser o primeiro atleta brasileiro a receber patrocínio por uma comunidade da web3, como a Nouns. Isso não só me permitiu competir internacionalmente, mas também abriu portas para projetos inovadores” disse Sunny.

De acordo com a assessoria, a DAO Nouns opera leilões de NFTs onde os participantes que adquirem os tokens ganham poder de voto para influenciar projetos da comunidade. “Os recursos arrecadados não vão para os fundadores, mas para um tesouro coletivo gerenciado pela comunidade, financiando projetos”, explica.

Publicidade

Richard Dayan, Brand Manager do atleta, afirma que Sunny se tornou um candidato ideal para um projeto individualizado. “Criamos um plano estratégico personalizado para ele, estamos maximizando seu potencial enquanto destacamos a relevância da Web3 e das DAOs no cenário esportivo”, comentou.

Novo patrocínio de comunidade web3

Sunny contará com mais um patrocínio, desta vez da comunidade da Gnars, uma subcomunidade da Nouns, voltada para esportes radicais como surf, skate, parapente, snowboard, resgate de jet ski, entre outros.

Segundo a assessoria, sistema de patrocínio da Gnars funciona igualmente como o da Nouns, ou seja, um modelo descentralizado de organização autônoma (DAO) para aprovar e financiar projetos.

“Os membros da comunidade possuem NFTs que lhes conferem poder de voto para decidir quais iniciativas serão apoiadas. Este sistema democrático permite que os recursos sejam alocados de forma transparente e colaborativa”, ressalta.

Publicidade

“O Sunny está na vanguarda dessa revolução, compreendendo como a descentralização pode beneficiar não apenas os surfistas, mas toda a comunidade esportiva. A Web3 oferece maior controle e segurança aos usuários, e o Sunny está aproveitando essa oportunidade para liderar o caminho rumo a um novo paradigma no mundo dos esportes, ressaltou  Dayan.

“As DAOs, em particular, promovem uma cultura de transparência e democracia que ressoa com os valores de Sunny como atleta. Estamos entusiasmados em fazer parte dessa transformação, e Sunny está mostrando como a tecnologia e o esporte podem se unir para criar um futuro mais promissor para todos os envolvidos”, acrescentou.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Regulação das criptomoedas ficará pronta em 2025, diz diretor do Banco Central

Regulação das criptomoedas ficará pronta em 2025, diz diretor do Banco Central

Segundo o diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, o regulador deve fazer uma segunda consulta pública sobre a regulação das criptomoedas em setembro
logo do bitcoin em cima de livro

Goiânia recebe lançamento do livro “101 Perguntas Sobre Bitcoin”

A obra da Editora Portal do Bitcoin escrita pelo engenheiro Breno Brito serve como um guia para compreensão da criptomoeda mais popular do mundo; veja como participar
Rainha Das Criptomoedas, Ruja Ignatova, posa para foto

Há mais evidências de que a “Rainha das Criptomoedas” foi assassinada por chefão das drogas, diz BBC

Podcast da BBC sugere que relatos anteriores sobre o assassinato da búlgara Ruja Ignatova são verdadeiros
Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay

“Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”, diz Campos Neto

O presidente do BC participa do Emerging Tech Summit, evento do Valor Capital Group em São Paulo