Imagem da matéria: Spot ETFs para marcar o próximo capítulo do bitcoin e crescimento diversificado a longo prazo
Foto: Coinbase

Os ETFs de bitcoin spot chegaram aos EUA. A aprovação da SEC de 11 ETFs de bitcoin spot, sendo 8 deles em parceria com a Coinbase, representa um momento marcante para a expansão da criptoconomia. Os ETFs de bitcoin spot introduzidos pelos maiores gestores de ativos do mundo abrem recursos diversificados de novos investidores para estimular o crescimento a longo prazo e a inovação de produtos. Na Coinbase, concentramos nossos esforços em construir os produtos mais confiáveis no campo das criptomoedas para momentos como este, que ampliam o acesso às criptos e impulsionam uma atualização no sistema financeiro.

A SEC aprovou 11 pedidos de ETFs de bitcoin spot, provenientes tanto de instituições financeiras tradicionais quanto de provedores financeiros voltados para criptomoedas. A aprovação de pedidos de ETFs de Ethereum spot pode acontecer em breve. Esses ETFs não apenas darão aos investidores acesso a criptomoedas em um produto familiar e regulamentado, mas também abrirão caminho para uma nova onda de adoção de criptos, impulsionada pelos maiores gestores de ativos do mundo.

Publicidade

A expectativa pelos ETFs de bitcoin spot vem crescendo entre investidores institucionais e de varejo em antecipação às aprovações. Mesmo antes da notícia de aprovações , o papel das criptomoedas como classe de ativos era incontestável. Mais de 5% da população mundial – cerca de 425 milhões de pessoas – possuem criptos. Nos EUA, são 52 milhões de americanos detentores de cripto. No Brasil, 4,1 milhões de pessoas físicas relataram operações com ativos digitais, segundo dados da Receita Federal. A aprovação dos spot bitcoin ETFs é o mais recente passo em uma mudança global em direção a ativos digitais que está ajudando a impulsionar atualizações no próprio sistema financeiro.

As criptomoedas vieram para ficar, e os ETFs de bitcoin spot ampliarão ainda mais a adoção de criptos

As rendas familiares nos EUA chegam a mais de USD$154 trilhões, dos quais mais de um terço, aproximadamente $58 trilhões, seria patrimônio sob gestão por consultores financeiros, bancos e corretoras. Até hoje, a maior parte desse capital carecia de um caminho direto para investir em criptomoedas, apesar da demanda por parte de investidores, incluindo consultores financeiros.

Segundo o Conselho de Ativos Digitais de Profissionais Financeiros (DACFP), quase metade dos consultores financeiros nos EUA possuem bitcoin pessoalmente, mas apenas 12% o recomendam aos seus clientes, sendo a principal razão a falta de um ETF.

Conquistando a confiança dos maiores gestores de ativos do mundo

À medida que o bitcoin evoluiu ao longo de seus 15 anos de existência, instituições financeiras tradicionais têm adotado inovações baseadas em cripto, desde a tecnologia blockchain até a tokenização. Os ETFs de bitcoin spot representam a maior aprovação de criptomoedas pelos grandes gestores de ativos.

Publicidade

As 11 instituições que receberam aprovação para oferecer ETFs de bitcoin spot são responsáveis por mais de $16 trilhões em ativos. Elas veem diversas maneiras de como as criptos podem beneficiar seus clientes, desde servir como potencial classe de ativos seguros em momentos de turbulência nos mercados financeiros tradicionais até fornecer diversificação de portfólio e contrapor os efeitos de políticas fiscais e monetárias expansionistas.

Estimulando inovação e aumentando o tamanho do mercado

Os ETFs de bitcoin spot vão ajudar a catalisar ainda mais o crescimento e a inovação, expandindo o tamanho e a abrangência dos mercados de criptomoedas. Os mercados de ETFs não operam isoladamente. Sempre que um ETF de bitcoin spot é comprado ou vendido, os market makers precisam transacionar no ativo subjacente, o que significa que os ETFs de bitcoin spot aumentarão a negociação e a liquidez no próprio bitcoin. Com maior liquidez, surge maior atratividade para os investidores, o que pode gerar ainda mais liquidez. É um ciclo virtuoso.

A prevalência de ETFs nas carteiras de clientes deverá inspirar novos produtos financeiros inovadores, como empréstimos e derivativos, que podem utilizar ETFs regulamentados como base.

Validando a abordagem da Coinbase

No universo das criptos, frequentemente falamos sobre momentos de construção gradual assim que momentos de ruptura. A Coinbase está firmemente focada na construção gradual, sabendo que momentos de ruptura chegarão. Por mais de 12 anos, a Coinbase tem trabalhado gradualmente na construção dos produtos mais confiáveis e fáceis de usar no campo das criptomoedas. De repente, a Coinbase é custodiante de escolha para muitos dos ETFs de bitcoin spot aprovados. É importante lembrar que alguns desses esforços levarão tempo para gerar resultados. Coisas boas frequentemente levam tempo para dar frutos. Os ETFs de bitcoin spot representam a culminação de anos de esforço de uma ampla variedade de players do setor aproveitando novas tecnologias e infraestruturas. Os impactos nos mercados e no sistema financeiro levarão tempo para se materializar. Mas não temos dúvida de que, em alguns anos, o 10 de janeiro de 2024 será visto como um momento crucial na evolução da Coinbase e como o início de um grande salto para a criptoeconomia.

Publicidade

Marc Lebreton para a Coinbase Brasil

Sobre a Coinbase

A Coinbase está construindo a criptoeconomia – um sistema financeiro mais justo, acessível, eficiente e transparente habilitado pela criptografia. A Coinbase começou em 2012 com a ideia radical de que qualquer pessoa, em qualquer lugar, deveria ser capaz de enviar e receber Bitcoin de forma fácil e segura. Hoje, a Coinbase oferece uma plataforma confiável e fácil de usar para acessar a criptoeconomia.

A Coinbase é uma empresa americana listada na Nasdaq e opera dentro dos mais altos padrões de transparência financeira e conformidade exigidos por lei. A exchange de criptomoedas também mantém os ativos dos clientes em uma proporção de 1:1 .No Brasil, a Coinbase opera conforme todas as normas de segurança e transparência exigidas pelas autoridades competentes. Você pode acessar a exchange Coinbase fazendo o download aqui. A carteira da Coinbase está disponível aqui.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

O halving, que ocorre a cada 210 mil blocos do Bitcoin, está previsto para acontecer em abril, mas o momento exato segue mudando; entenda
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin ganha força à espera de dados de emprego nos EUA; Paraguai propõe suspender mineração cripto

Manhã Cripto: Bitcoin ganha força à espera de dados de emprego nos EUA; Paraguai propõe suspender mineração cripto

Bitcoin e Ethereum vão em direções opostas nesta sexta-feira (5), com investidores globais atentos aos dados do mercado de trabalho nos EUA
Imagem da matéria: PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

“Vandathegod” foi responsável pelo maior vazamento de dados da história do Brasil
Imagem da matéria: Ripple vai lançar sua própria stablecoin lastreada ao dólar

Ripple vai lançar sua própria stablecoin lastreada ao dólar

Em seu lançamento, a stablecoin da Ripple estará disponível nas blockchains XRP Ledger e Ethereum, com planos de expansão