Imagem da matéria: Sony anuncia criação de carteira física de criptomoedas
(Foto: Kārlis Dambrāns/Flickr)

A divisão de Laboratório de Ciência da Computação (CSL) da multinacional japonesa Sony anunciou nesta terça-feira (23) a criação de uma carteira de criptomoedas hardware com tecnologia de Cartão Inteligente (IC na sigla em inglês) que dispensa o contato físico com computadores.

De acordo com o comunicado de imprensa, a gigante do setor de eletrônicos acredita que seu novo produto vai ajudar usuários de criptomoedas a armazenar seus criptoativos com mais segurança, visto sua característica de armazenamento offline.

Publicidade

A carteira da Sony CSL armazena as chaves privadas em um Cartão Inteligente (sem contato) — também conhecido como smart card — permitindo que o usuário assine transações de um dispositivo móvel habilitado para NFC.

Sua funcionalidade é,  portanto, ao contrário das carteiras de hardware de criptomoedas convencionais como Trezor One e Ledger Nano S, que se conectam ao PC ou dispositivo móvel do usuário via USB.

“Esta carteira de hardware é pequena, portátil e útil, ao contrário daquelas existentes que se conectam a PCs via USB. Além disso, é possível gerar e armazenar com segurança uma chave privada com um módulo à prova de adulteração altamente confiável dentro do cartão IC”, diz um trecho da nota.

O desenvolvimento de tecnologia para criptomoedas da Sony não parece ser um mero projeto de pesquisa, opinou a CCN.

Além da atividade de enviar, manter e receber, a nova carteira teria “múltiplas aplicações possíveis”, incluindo permitir que um usuário assine uma transação blockchain, autorizando o uso de suas informações pessoais.

Publicidade

Ainda não se sabe a data do lançamento do produto, mas a empresa já adiantou sobre comercializá-lo.

“A Sony CSL continuará promovendo iniciativas para a comercialização de sua tecnologia de carteira de hardware com criptomoedas com o objetivo de promover a adoção generalizada da tecnologia blockchain”, diz a nota.

Sony aposta em blockchain

Recentemente a multinacional anunciou o desenvolvimento de um sistema baseado na tecnologia blockchain para o gerenciamento de direitos de conteúdos digitais.

O novo sistema vai gerenciar informações relacionadas a direitos autorais para conteúdo digital e educacional.

A empresa acredita que a ação vai tornar mais eficiente o processo atual de gerenciamento que atualmente é executado, em grande parte, manualmente.

Para realçar a importância da tecnologia que surgiu com o Bitcoin, a empresa enfatizou:

“Os blockchains criam redes onde os programas e informações são difíceis de destruir ou falsificar e são bem adaptados para a livre transferência de dados e direitos”.

Publicidade

Envolvimento com a tecnologia do bitcoin já faz 1 ano

O grupo Sony, que é formado pela Sony Music Entertainment e pela Sony Global Education, já havia solicitado um pedido de patente relacionado à tecnologia blockchain em outubro do ano passado. Após este, vários outros pedidos foram efetivados.

Na ocasião, o documento descreveu que a empresa poderia usar duas plataformas blockchains diferentes em conjunto como parte de um sistema de autenticação multifator (MFA).

Este tipo de verificação é a autenticação 2 fatores conhecida atualmente como 2FA, usada nas transações de transferência de dados, geração de contrato e transferência de ativos e criptoativos.

A Sony está entre as 30 principais empresas com uma série de patentes relacionada a blockchain, tendo registrado pelo menos 20 pedidos antes de acionar o início desses dois novos sistemas.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Banco Central inicia 2ª fase do piloto do Drex; conheça os projetos

Na segunda fase do Drex, será testada a implementação de serviços financeiros com contratos inteligentes criados e geridos por participantes da plataforma
Imagem da matéria: Bitcoin abaixo de US$ 60 mil é oportunidade de compra, diz Standard Chartered

Bitcoin abaixo de US$ 60 mil é oportunidade de compra, diz Standard Chartered

Banco argumenta que enquanto Bitcoin luta para ser visto como porto seguro geopolítico, sua queda atual representa uma oportunidade de compra
Ilustração de quarteirão com construção em 2D que lembra placa de computador

Como líder de ativos digitais brasileiro, MB integra a Tokenized Asset Coalition (TAC)

Com adesão ao grupo, o MB fortalece atuação em prol da inovação financeira em escala global
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Kamala Harris promete manter os EUA “dominantes” em blockchain

A candidata democrata à presidência falou sobre blockchain em um discurso público na quarta-feira