Imagem da matéria: Justiça da Índia se prepara para julgar criptomoedas e pede parecer de Banco Central
Suprema Corte da Índia (Foto: Pinakpani/Wikimedia)

A Suprema Corte indiana pediu para o Banco Central (RBI) expor um posicionamento oficial sobre a situação legal das criptomoedas no país dentro de duas semanas. O requerimento é fruto de uma série de petições feitas por exchanges que questionam a decisão do RBI de proibir abertura de contas bancárias por empresas relacionadas a criptomoedas.

De acordo com reportagem do The Economic Times da última quinta-feira (26), a Suprema Corte deu prazo de duas semanas para que o órgão financeiro publique um parecer. Na Índia, exchanges de criptomoedas não têm acesso a serviços bancários desde 6 de abril, quando o RBI publicou uma circular sobre o tema.

Publicidade

A restrição imposta pelo Banco Central indiano tem causado diversas críticas entre profissionais do ramo de criptoativos. Embora a aquisição e comércio de moedas digitais não sejam proibidos na Índia, empreendedores e usuários do setor reclamam que, na prática, a negociações de criptomoedas ficou completamente inviabilizada.

O jornal indiano entrevistou Nakul Dewan, consultor de nove exchanges locais. Ele disse que as petições têm o propósito de exigir uma explicação e posicionamento mais claro sobre a situação legal do comércio de criptomoedas do país.

O conselheiro do RBI, Shyam Divan, explicou à Suprema Corte que a organização financeira apenas desaconselha o uso de criptomoedas, sem proibi-las, e que sua regulação é uma decisão política, sob responsabilidade do governo.

Em meio a discussões em vários países sobre como o governo deve regular as criptomoedas, o Japão, recentemente, criou uma alternativa para a segurança e legalidade do mercado. A Agência de Serviços Financeiros (FSA) do país aprovou um pedido de criação uma entidade autorreguladora do comércio de moedas digitais.

Publicidade

A Associação de Exchanges Japonesas de Moedas Virtuais (JVCEA) é formada por diversas exchanges e fundos de investimentos de criptomoedas com sede no Japão. Com a aprovação do órgão regulador local, o grupo pode criar regras para o próprio setor, de acordo com a percepção de membros do mercado.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

VOCÊ PODE GOSTAR
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Tokens de jogos desabam junto com queda do Bitcoin antes do halving

Tokens importantes como Gala Games, Pixels, Portal e Xai caíram 30% ou mais na semana passada, com alguns estabelecendo novas mínimas
Imagem da matéria: Alguém quer pagar mais de R$ 750 mil por um papel escrito “Compre Bitcoin”

Alguém quer pagar mais de R$ 750 mil por um papel escrito “Compre Bitcoin”

Durante audiência do Congresso dos EUA em 2017, uma pessoa levantou um papel escrito “Compre Bitcoin” atrás da então presidente do Fed, Janet Yellen
logotipo da Akash Network

DePIN: Tokens disparam até 52% no dia e dominam ganhos no Top 100

Os projetos Akash Network e Zebec Network viram seus tokens AKT e ZBC obterem ganhos de dois dígitos nas últimas 24 horas
Imagem da matéria: Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

O famoso entusiasta do Bitcoin veio ao Brasil para participar de um evento fechado com clientes do Itaú