Imagem da matéria: Solana lança atualização para aliviar problema de congestionamento da rede
Foto: Shutterstock

A Solana (SOL) lançou um novo pacote de atualização com o objetivo de ajudar a aliviar problemas de congestionamento na rede, uma questão que está afetando a blockchain já há algumas semanas.

“A versão v1.17.31 agora é recomendada para uso geral pelos validadores MainnetBeta”, diz a conta de atualização de status da Solana no X/twitter na manhã desta segunda-feira (15). “Esta versão contém melhorias que ajudarão a aliviar o congestionamento contínuo na Rede Solana”.

Publicidade

O patch inclui especificamente melhorias na forma como os pacotes de dados são tratados e otimizados, alterações na forma como certos nós são classificados com base em sua participação e atualizações nas configurações padrão no ambiente de teste local do sistema.

A versão v1.17.31 representa a primeira rodada de atualizações da rede principal da Solana com foco na questão do congestionamento, e mais novidades são esperadas.

O cofundador da Solana, Anatoly Yakovenko, disse que normalmente são necessárias cerca de 30 atualizações incrementais, ou lançamentos de patches, para desenvolver e finalizar uma versão principal do software.

A equipe do validador de Solana, Anza, disse que novas melhorias virão na v1.18. Esta atualização, prevista para este mês, tornará o agendamento de transações mais determinístico — visando agilizar o processamento e reduzir gargalos.

Publicidade

Congestionamento na Solana

A rede Solana tem enfrentado problemas contínuos de congestionamento nas últimas semanas, levando a atrasos no processamento de transações e ao cancelamento de um grande número de operações, com os desenvolvedores se reunindo para desenvolver soluções, incluindo patches e atualizações de software.

Parte da explicação do problema está num grande fluxo de transações de spam, em que robôs (bots) estão fazendo com que a rede priorize suas operações em detrimento dos usuários comuns da Solana.

E o cenário fica mais complicado por conta do grande aumento de operações envolvendo memecoins, um movimento que ganhou força e segue com novas moedas sendo lançadas praticamente todos os dias. Isso cria uma procura extraordinária por espaço nos blocos da rede e aumenta a dificuldade de acesso dos usuários.

Os problemas também podem ter sido gerados por um novo desenvolvimento de mineração semelhante a do Bitcoin que está ocorrendo com o Ore. Isso está gerando um grande número de transações à medida que os mineradores enviam suas soluções de quebra-cabeças para ganhar recompensas.

Publicidade

Yakovenko até sugeriu que o projeto deveria ser levado para a rede de teste Solana para ajudar a fornecer um teste de estresse maior também lá.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

A plataforma de ativos digitais também promove campanha para recompensar trades realizados até 4 de junho
Imagem da matéria: Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

A Sbaraini, que operava criptomoedas, parou de pagar seus clientes após uma operação da Polícia Federal apontar para um esquema de lavagem de dinheiro dentro da empresa
Imagem da matéria: Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

O usuário foi atingido por fogos de artifício em uma live de divulgação do seu token
Cachorro Shiba Inu que inspitou Dogecoin

Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos

Kabosu sofria de doença crônica e já era muito idosa; segundo sua dona, a cachorrinha “faleceu silenciosamente”