Imagem da matéria: Sobrinho de Bolsonaro pede contribuição em bitcoin para financiar manifestação de 7 de Setembro
Sobrinho de Bolsonaro Leo Índio (Foto: Reprodução/Instagram)

Léo Índio, que nas redes sociais se apresenta como “sobrinho do presidente” Jair Bolsonaro, tem se mobilizado para ajudar na arrecadação de fundos em dinheiro e bitcoin para financiar os atos pró-presidente previstos para ocorrer no próximo feriado de 7 de setembro.

A alternativa de contribuição por meio da criptomoeda, segundo Leo, foi em decorrência da decisão do último dia 20 do ministro do STF, Alexandre de Moraes. O magistrado determinou o bloqueio de uma conta bancária ligada a uma chave Pix usada para angariar fundos para o que o ministro e a PGR entenderam se tratar de financiamento para atos criminosos e violentos, conforme apurou o UOL na ocasião.

Publicidade

Doação em bitcoin

Em uma publicação em sua conta no Instagram na semana passada, Léo compartilhou um endereço de bitcoin e argumentou: ]

“O supremo togado, cabeça de ovo, está mandando bloquear os PIXs que arrecadam para o dia 7 de setembro! Por enquanto a chave PIX [email protected] está funcionando, mas caso tenha problemas, criamos essa nova forma de contribuição!”. Até o fechamento do texto, não houve nenhuma transferência de bitcoins para a carteira divulgada por Léo — bc1q734wusfg95yzg2at777d7lu7cmd3e3ymlzz4g8 — constanto no momento saldo zero.

Em outra publicação na segunda-feira (30), Léo pede doação por de Pix, para o aluguel de um caminhão. A chave é associada a um motorista de aplicativo, segundo apurou o UOL. Ele resumiu: “Chegou a hora do povo se levantar! Dia 7 de setembro, vamos pras ruas, pedir a Nova Independência!”.

Em reportagem nesta nesta terça (31) sobre o assunto, o UOL revelou que  Léo — Leonardo Rodrigues de Jesus — é filho do militar e ex-professor do Instituto Militar de Engenharia, Cláudio Márcio Rodrigues de Jesus, e da pianista e missionária Rosemeire Nantes Rodrigues, irmã de Rogéria Nantes, mãe dos três filhos mais velhos de Jair Bolsonaro.

Publicidade

7 de Setembro

Ainda segundo o UOL, um dos articuladores do movimento pró-Bolsonaro, o caminhoneiro Marcos Gomes, o Zé Trovão, afirmou afirmou em um canal de Telegram que a pauta principal do protesto é retirar os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao contrário de Gomes, Léo disse ao UOL que não defende o ataque aos integrantes da Corte e que apoia a harmonia entre os Poderes. Ele também negou cuidar da arrecadação e que apenas divulga a vaquinha.

Dia da Independência

O ‘Dia da Independência’ é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano, em comemoração à declaração de ‘Independência do Brasil do Império Português’, declarada na mesma data, em 1822, pelo príncipe regente Dom Pedro.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Rio investe R$ 2 milhões em curso de capacitação da Blockchain Rio para a UERJ

Rio investe R$ 2 milhões em curso de capacitação da Blockchain Rio para a UERJ

O curso é voltado para professores, alunos e corpo social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM julga hoje a Olymp Trade, corretora proibida no Brasil promovida por Ronaldinho Gaúcho

A plataforma forex prometia retornos de até 92%
moedas de bitcoin, ethereum e litecoin à frente de quadro negor, sob mesa de sala de aula

Itaú promove curso online gratuito sobre criptomoedas

O lançamento será na quinta-feira (25), com uma live especial no Youtube