Imagem da matéria: Sistema de conexão à internet via satélite de Elon Musk chega na Ucrânia
Satélite da Starlink em órbita (Foto: Shutterstock)

Chegou à Ucrânia na segunda-feira (28) os terminais para instalação do sistema Starlink, satélite de Elon Musk que fornece conexão de internet sem a necessidade de infraestrutura terrestre. Os equipamentos foram comprados antes da invasão russa no país, que começou no dia 24 de fevereiro, conforme noticia o jornal Folha de S. Paulo.

Houve até uma pequena conversa no Twitter. Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro ucraniano, disse no Twitter: “O Starlink chegou. Obrigado Elon Musk”. O CEO da Tesla respondeu de forma sucinta com um “de nada”.

Publicidade

Internet da SpaceX

Em outubro de 2020, a SpaceX de Elon Musk lançou mais um lote de satélites Starlink para o espaço – elevando o número total de cápsulas para 800.

A SpaceX deu início a seu projeto Starlink em 2015. Ela espera que milhares de satélites forneçam serviços de Internet para quase todos os lugares do mundo.

O motivo? Quase metade do globo tem pouco ou nenhum acesso à Internet. O projeto Starlink da SpaceX quer mudar isso orbitando satélites ao redor do mundo para que áreas remotas do nosso planeta possam acessar a Internet.

Com esses satélites, as áreas rurais poderiam acessar a Internet a uma velocidade de um gigabyte por segundo. Isso é rápido o suficiente para streaming de alta definição, jogos de baixa latência e muito mais.

Publicidade

O site da Starlink diz: “Com desempenho que supera em muito o da Internet via satélite tradicional e uma rede global sem limites de infraestrutura terrestre, a Starlink fornecerá Internet de banda larga de alta velocidade para locais onde o acesso não é confiável, caro ou completamente indisponível.”

Talvez você queira ler
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Lei que regula criação de moedas sociais em cidades brasileiras avança na Câmara

PL prevê que as moedas sociais sejam emitidas apenas de forma digital e usem tecnologia blockchain para evitar fraudes
Algoritimos formam rosto em tela de computador

Worldcoin (WLD) sobe 14% na semana em meio à turbulência na OpenAI

Enquanto o drama da saída de Sam Altman da OpenAI se desenrola, a Worldcoin permanece em “stand by”
Imagem da matéria: Murano Investimentos é a nova associada da ABCripto

Murano Investimentos é a nova associada da ABCripto

Ingresso da empresa visa reforçar o ecossistema de infraestrutura inovadora e eficaz para o desenvolvimento da criptoeconomia no Brasil
Imagem da matéria: "Criptomoedas duvidosas e NFTs tolas estragaram a narrativa da blockchain", aponta Frank McCourt na Web Summit 2023

“Criptomoedas duvidosas e NFTs tolas estragaram a narrativa da blockchain”, aponta Frank McCourt na Web Summit 2023

Bilionário do setor imobiliário, Frank McCourt apresentou na Web Summit 2023 seu projeto para uma nova internet