Imagem da matéria: Sicoob anuncia integração com a plataforma de pagamentos PIX
(Foto: Shutterstock)

O Sicoob, o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, anunciou a integração da plataforma PIX do Banco Central a partir do mês de novembro.

O Pix é um novo método de mandar, receber dinheiro e fazer pagamentos desenvolvido pelo BCB, prometendo compensar as transações instantaneamente, diferente de outros métodos tradicionais como boletos, TED e DOCs que podem demorar até mesmo 48 horas e que podem envolver taxas.

Publicidade

A nova integração ao Sicoob tornará o Pix disponível no sistema a partir de 16 de novembro. Marcos Vinicius Viana Borges, diretor executivo de Operações do Centro Cooperativo Sicoob, comentou o tema no comunicado enviado à imprensa:

“O PIX vai romper barreiras e possibilitar a inclusão de um maior número de pessoas no sistema financeiro, integrando o pagador e o recebedor, sem intermediários, com custos menores para todos”.

O novo método PIX promete que tanto pessoas físicas quanto jurídicas realizem operações financeiras que serão concluídas quase instantaneamente, em no máximo 10 segundos, mesmo entre bancos diferentes. A disponibilidade do serviço também se dá 24 horas por dia e 7 dias da semana, sem interrupções.

O Sicoob oferecerá diversas opções para pagar com o método Pix. Uma delas é apontar a câmera do celular para o QR code gerado para a devida transação, ou acessar seu link. Outra opção é a inserção manual de todos os dados no App Sicoob, processo similar a realizar transferências tradicionais.

Publicidade

Segundo o comunicado, o novo método pode ainda ser acessado pela “Chave Pix”, que pode ser utilizada “quando o recebedor não quiser informar os dados da conta. A Chave Pix pode ser um celular, um e-mail, CPF/CNPJ ou um EVP (Endereço Virtual de Pagamento, gerado aleatoriamente), conforme a escolha do recebedor.

Cooperados do Sicoob podem já indicar a intenção de obter sua Chave Pix pelo App Sicoob e internet banking. Por mais que o serviço seja oficialmente disponibilizado em 16 de novembro, testes com o Pix começam no dia 3 de novembro.

“O Sicoob está preparado e em dia com as etapas de homologação do Banco Central, sempre manifestando o seu apoio a esta iniciativa do regulador, benéfica para o cooperado e para toda a sociedade brasileira”, conclui Marcos Borges.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda prateada da Ripple com logo do XRP

Ripple segue a Circle e busca licença para criar seu próprio banco nos EUA

Empresa de pagamentos cripto confirmou que entrou com pedido de autorização junto ao regulador bancário dos EUA, dias após a Circle fazer o mesmo
Imagem da matéria: Tesouro dos EUA encerra processo contra mixer Tornado Cash

Tesouro dos EUA encerra processo contra mixer Tornado Cash

Após retirar as sanções contra o mixer de Ethereum Tornado Cash, o Tesouro dos EUA também encerrou a batalha judicial
Moedas de Bitcoin à frente de Bandeira do Cazaquistão - Kazakhstan

Cazaquistão vai criar reserva estatal de criptomoedas

Iniciativa prevê custodiante único para proteger os ativos contra flutuações de mercado e ataques cibernéticos
Celular com logo do aplicativo Robinhood com fundo com mesmo logo

Discurso sobre cripto da Robinhood pode ser uma chance de comprar na baixa, diz Compass Point

No acumulado do ano, o preço das ações da Robinhood já disparou mais de 120%, saindo de US$ 39 em janeiro