Imagem da matéria: Sequestradores pedem resgate em criptomoedas no Brasil

Uma mulher de 32 anos foi localizada em um cativeiro em São Paulo neste sábado (29), três dias após ter sido sequestrada em Florianópolis. Um homem, que guardava o lugar, foi preso em flagrante.

A mulher foi rendida na quarta-feira (26) após deixar a filha na escola, na Lagoa da Conceição, por criminosos que estavam em três carros. Ela foi levada pra São Paulo. Na viagem, os sequestradores mandaram uma foto e um áudio como prova para o marido.

Publicidade

O marido dela é o dono da CoinBR, e como resgate lhe foi pedido um valor milionário em Zcash e Monero, provavelmente por se tratar de moedas com maior grau de anonimato atualmente.

O resgate

Os contatos eram feitos todos via chamadas do Facebook e do WhatsApp, a fim de dificultar o rastreio das ligações. Ainda assim,a polícia foi capaz de conseguir informações suficientes para localizar a casa onde a vítima estava sendo mantida. Detalhes sobre os métodos utilizados não foram divulgados a fim de não comprometer as investigações que ainda estão acontecendo, mas as autoridades mencionaram que tanto Facebook como WhatsApp colaboraram muito com a investigação. A vítima foi resgatada e não apresenta ferimentos.

Na casa onde estava sendo feito o cativeiro foi presa uma pessoa. As investigações seguem para localizar os outros suspeitos, estima-se que de 7 a 10 pessoas estejam envolvidas no crime.

Este é o primeiro registro que se tem no Brasil de um caso de sequestro envolvendo uma criptomoeda como pagamento pelo resgate.

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logo do Pix sob bandeira do Brasil

Pix: Um catalisador para o futuro das finanças descentralizadas no Brasil? | Opinião

Para o autor, o Pix, combinado com os princípios das finanças descentralizadas e conceitos de dinheiro programável, poderia abrir caminho para uma nova era de inovação financeira
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…