Imagem da matéria: Sequestradores pedem resgate em criptomoedas no Brasil

Uma mulher de 32 anos foi localizada em um cativeiro em São Paulo neste sábado (29), três dias após ter sido sequestrada em Florianópolis. Um homem, que guardava o lugar, foi preso em flagrante.

A mulher foi rendida na quarta-feira (26) após deixar a filha na escola, na Lagoa da Conceição, por criminosos que estavam em três carros. Ela foi levada pra São Paulo. Na viagem, os sequestradores mandaram uma foto e um áudio como prova para o marido.

Publicidade

O marido dela é o dono da CoinBR, e como resgate lhe foi pedido um valor milionário em Zcash e Monero, provavelmente por se tratar de moedas com maior grau de anonimato atualmente.

O resgate

Os contatos eram feitos todos via chamadas do Facebook e do WhatsApp, a fim de dificultar o rastreio das ligações. Ainda assim,a polícia foi capaz de conseguir informações suficientes para localizar a casa onde a vítima estava sendo mantida. Detalhes sobre os métodos utilizados não foram divulgados a fim de não comprometer as investigações que ainda estão acontecendo, mas as autoridades mencionaram que tanto Facebook como WhatsApp colaboraram muito com a investigação. A vítima foi resgatada e não apresenta ferimentos.

Na casa onde estava sendo feito o cativeiro foi presa uma pessoa. As investigações seguem para localizar os outros suspeitos, estima-se que de 7 a 10 pessoas estejam envolvidas no crime.

Este é o primeiro registro que se tem no Brasil de um caso de sequestro envolvendo uma criptomoeda como pagamento pelo resgate.

VOCÊ PODE GOSTAR
carros da PF em rodovia

PF derruba pirâmide cripto que roubou R$ 50 milhões de 400 investidores

A PF cumpriu um mandado de prisão preventiva contra o principal sócio da empresa investigada; outros ainda estão sendo procurados
Gabriel Galípolo - diretor do banco central

“Não é exatamente uma CBDC”, diz Galípolo sobre o Drex

Presidente do BC esclareceu diferenças entre Drex e CBDC, enfatizando avanços tecnológicos e melhorias na comunicação com a sociedade
Imagem da matéria: Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Atualmente, a Receita Federal estabelece uma alíquota de 15% se os ganhos com as criptomoedas ultrapassarem R$ 35 mil por mês
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Projeto de lei que quer criar reserva de Bitcoin no Brasil avança na Câmara

Em seu parecer favorável, o relator Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou que “o Bitcoin pode representar uma oportunidade estratégica para os ativos da União”