Imagem da matéria: Sega anuncia plataforma “Super Game” para franquias de jogos com tecnologia NFT
(Foto: Shutterstock)

A gigante empresa de videogames Sega anunciou um plano de cinco anos para criar a “Super Game”, uma infraestrutura interconectada de títulos “AAA” — termo que descreve alguns dos jogos mais populares, como “Call of Duty” ou “FIFA” — que incorporariam tecnologias de Web 3, como tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês).

“É uma extensão natural para o futuro dos jogos, que irá se expandir para envolver novas áreas, como jogos em nuvem e NFTs”, disse Masayoshi Kikuchi, produtor da Sega, em entrevista recente e traduzida, do idioma japonês, pelo britânico site focado em jogos VGC.

Publicidade

Kikuchi também insinuou como seu plano do “Super Game” poderia resultar em uma iniciativa de metaverso, na qual diferentes jogos estariam conectados entre si: “Também estamos desenvolvendo Super Game a partir da perspectiva de como jogos diferentes podem estar conectados entre si”.

Ele acrescentou que diversos títulos estão sendo desenvolvidos na estrutura Super Game e que “não existem dúvidas de que serão títulos interativos que vão além da estrutura tradicional dos jogos”.

O que é o “Super Game” da Sega?

De acordo com Shuji Utsumi, vice-presidente da Sega que também é mencionado no artigo do VCG, “Super Game” é “o desenvolvimento de títulos AAA que atravessam a ampla gama de tecnologias da SEGA”.

Segundo ele, um título “Super Game” deve satisfazer quatro critérios: ser multiplataforma, multilíngue, lançado simultaneamente em diversos países e ser um título “triplo A”.

Publicidade

“Em outras palavras, você pode imaginar que a escala do desenvolvimento do jogo será a mesma de um [filme com] sucesso de bilheteria”, disse Utsumi, acrescentando que “diversos projetos estão sob andamento para o Super Game”.

A relação entre Sega e NFTs

A Sega já havia se envolvido anteriormente com NFTs.

Em abril de 2020, a empresa havia anunciado planos de lançar uma linha de NFTs baseados em sua propriedade intelectual, em colaboração com a Double Jump, desenvolvedora blockchain com sede na capital japonesa.

Em janeiro de 2022, Haruki Satomi, CEO da Sega, afirmou que a empresa não possuía planos concretos de trabalhar com blockchains, NFTs ou “play to earn (ou P2E)”: “Quando o assunto são NFTs, gostaríamos de realizar diversos experimentos e já começamos muitos estudos e considerações diferentes, mas nada está decidido, neste momento, em relação a P2E”.

Uma semana depois, foi revelado que a empresa havia supostamente registrado a marca “Sega NFT”.

Marca registrada da “Sega NFT” (Imagem: Sega)

Jogos tradicionais e a Web 3

As iniciativas da Sega no metaverso de jogos são as mais recentes em uma lista crescente de desenvolvedores que estão aderindo a tecnologia de Web 3, como NFTs e o metaverso.

Publicidade

Um exemplo de destaque é a Ubisoft, uma das publicadoras de jogos mais conhecidas do mundo e desenvolvedora das franquias “Ghost Recon”, “Far Cry” e “Assassin’s Creed”.

Após sofrer críticas de jogadores sobre sua opinião referente a NFTs, a desenvolvedora reiterou seu comprometimento à nascente tecnologia, afirmando que NFTs são uma “grande mudança” na indústria de jogos que “levará um tempo” para acontecer.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA

O que faria os americanos comprarem mais Bitcoin? Regulamentações mais claras, afirma pesquisa

Pesquisa da Grayscale mostra que 44% dos eleitores dos EUA que não possuem criptos dizem que estão “esperando regulamentações adicionais”
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Deputados pressionam Biden para trazer de volta aos EUA executivo da Binance detido na Nigéria

Em carta ao executivo, os deputados alegam que Tigran Gambaryan está na condição de refém do governo da Nigéria e corre risco de morrer de malária
Edificio do BCE

Manhã Cripto: Bitcoin segue alta e busca máxima histórica com corte de juros na Europa

Banco Central Europeu (BCE) reduziu 25 pontos percentuais de cada uma das suas três principais taxas de juros
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Fundador da Binance, Changpeng Zhao começa a cumprir pena nos EUA

Changpeng “CZ” Zhao foi condenado a 4 meses de prisão por não implementar medidas de prevenção à lavagem de dinheiro na corretora