presidente da SEC Gary Gensler - flicker
Gary Gensler, atual presidente da SEC nos EUA Foto: Third Way Think Tank/Flickr

O pedido da Coinbase para que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) estabeleça uma série de regulamentações para o setor de criptomoedas foi negado nesta sexta-feira (15). 

O presidente da SEC, Gary Gensler, disse na resposta oficial ao pedido que “o regime existente sobre valores mobiliários já regula de forma apropriada os criptoativos que são valores mobiliários”. O executivo também ressaltou que a Comissão já está avançando na regulamentação do setor e que a entidade tem o poder de escolher quais são suas prioridades. 

Publicidade

Esse pedido formal da Coinbase foi feito em 2022, antes que a empresa fosse alvo de um processo da SEC, que a acusou de ser uma corretora não autorizada de valores mobiliários. A exchange pediu no meio deste ano em uma corte federal que recebesse uma resposta formal sobre o pedido de regulamentação.

“A comissão discorda da afirmação da petição de que a aplicação das leis e regulamentos de valores mobiliários existentes a títulos de criptoativos, emissores desses títulos e intermediários na negociação, liquidação e custódia desses títulos é inviável”, aponta o documento de resposta, que tem duas páginas. “A comissão conclui que a regulamentação solicitada não é justificada e nega a petição”, finaliza. 

Porém, o pedido da Coinbase não foi negado de forma unânime. Dois membros da comissão, Hester Peirce e Mark Uyeda, opuseram-se à negativa da SEC. 

“Esperamos que pessoas interessadas continuem a propor alterações específicas nas regras, orientações e isenções que possam servir como uma base útil para o desenvolvimento contínuo da indústria de criptomoedas nos Estados Unidos”, disseram os divergentes, ambos do Partido Republicano, em uma nota conjunta. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Joe Biden posa para foto

Biden expulsa mineradora cripto chinesa de área próxima a base militar: “Risco de espionagem”

O governo afirma que a MineOne possui equipamentos especializados de origem estrangeira potencialmente capazes de facilitar atividades de vigilância e espionagem
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
bloco de bitcoin, ordinals, runes

O maior Ordinals da história do Bitcoin acaba de ser inscrito — até onde eles vão crescer?

O maior arquivo de Bitcoin de todos os tempos acabou de ser criado. Será que o recorde pode ser quebrado novamente?
Bitcoin e grafico de mercado

Traders de Bitcoin miram US$ 74 mil já na próxima semana com nova onda de fluxo positivo para ETFs

Com ETFs registrando quatro dias seguidos de entradas e dados de inflação nos EUA abaixo do esperado, o Bitcoin já começou a retomar a alta e superou os US$ 66 mil