presidente da SEC Gary Gensler - flicker
Gary Gensler, atual presidente da SEC nos EUA Foto: Third Way Think Tank/Flickr

O pedido da Coinbase para que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) estabeleça uma série de regulamentações para o setor de criptomoedas foi negado nesta sexta-feira (15). 

O presidente da SEC, Gary Gensler, disse na resposta oficial ao pedido que “o regime existente sobre valores mobiliários já regula de forma apropriada os criptoativos que são valores mobiliários”. O executivo também ressaltou que a Comissão já está avançando na regulamentação do setor e que a entidade tem o poder de escolher quais são suas prioridades. 

Publicidade

Esse pedido formal da Coinbase foi feito em 2022, antes que a empresa fosse alvo de um processo da SEC, que a acusou de ser uma corretora não autorizada de valores mobiliários. A exchange pediu no meio deste ano em uma corte federal que recebesse uma resposta formal sobre o pedido de regulamentação.

“A comissão discorda da afirmação da petição de que a aplicação das leis e regulamentos de valores mobiliários existentes a títulos de criptoativos, emissores desses títulos e intermediários na negociação, liquidação e custódia desses títulos é inviável”, aponta o documento de resposta, que tem duas páginas. “A comissão conclui que a regulamentação solicitada não é justificada e nega a petição”, finaliza. 

Porém, o pedido da Coinbase não foi negado de forma unânime. Dois membros da comissão, Hester Peirce e Mark Uyeda, opuseram-se à negativa da SEC. 

“Esperamos que pessoas interessadas continuem a propor alterações específicas nas regras, orientações e isenções que possam servir como uma base útil para o desenvolvimento contínuo da indústria de criptomoedas nos Estados Unidos”, disseram os divergentes, ambos do Partido Republicano, em uma nota conjunta. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: “Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

“Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

Daniel Maeda destaca o vasto potencial da tokenização e as inúmeras oportunidades para preencher lacunas no mercado
Imagem da matéria: Os 4 indicadores que podem prever uma recessão nos EUA

Os 4 indicadores que podem prever uma recessão nos EUA

Com base em gráficos atualizados, os quatro indicadores já estão no vermelho, sinalizando uma alta probabilidade de recessão econômica nos EUA em 2025
martelo de juiz com logo da ftx ao fundo

FTX devolverá US$ 16 bilhões aos clientes após aprovação de tribunal

A exchange FTX finalmente recebeu autorização nos EUA para implementar seu plano de ressarcimento
Cahorro de touca sorri para câmera

Manhã Cripto: Dogwifhat salta 15% em dia de alta das memecoins; Bitcoin supera US$ 63 mil

Ganhos expressivos nesta segunda-feira (7) levantam debates sobre um possível “superciclo” das memecoins