presidente da SEC Gary Gensler - flicker
Gary Gensler, atual presidente da SEC nos EUA Foto: Third Way Think Tank/Flickr

O pedido da Coinbase para que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) estabeleça uma série de regulamentações para o setor de criptomoedas foi negado nesta sexta-feira (15). 

O presidente da SEC, Gary Gensler, disse na resposta oficial ao pedido que “o regime existente sobre valores mobiliários já regula de forma apropriada os criptoativos que são valores mobiliários”. O executivo também ressaltou que a Comissão já está avançando na regulamentação do setor e que a entidade tem o poder de escolher quais são suas prioridades. 

Publicidade

Esse pedido formal da Coinbase foi feito em 2022, antes que a empresa fosse alvo de um processo da SEC, que a acusou de ser uma corretora não autorizada de valores mobiliários. A exchange pediu no meio deste ano em uma corte federal que recebesse uma resposta formal sobre o pedido de regulamentação.

“A comissão discorda da afirmação da petição de que a aplicação das leis e regulamentos de valores mobiliários existentes a títulos de criptoativos, emissores desses títulos e intermediários na negociação, liquidação e custódia desses títulos é inviável”, aponta o documento de resposta, que tem duas páginas. “A comissão conclui que a regulamentação solicitada não é justificada e nega a petição”, finaliza. 

Porém, o pedido da Coinbase não foi negado de forma unânime. Dois membros da comissão, Hester Peirce e Mark Uyeda, opuseram-se à negativa da SEC. 

“Esperamos que pessoas interessadas continuem a propor alterações específicas nas regras, orientações e isenções que possam servir como uma base útil para o desenvolvimento contínuo da indústria de criptomoedas nos Estados Unidos”, disseram os divergentes, ambos do Partido Republicano, em uma nota conjunta. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

Parceria em tokenização entre Mercado Bitcoin e Bolt Energy democratiza acesso ao setor de energia

A parceria entre as empresas teve início em 2022
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

CVM reconhece ativo de blockchain como token de pagamento

Dynasty Global AG recebeu na última semana a classificação do D¥N como um token de pagamento pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).