Uma única publicação falsa no X provocou o caos tanto no espaço cripto quanto nos mercados financeiros mais amplos, fazendo com que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e o próprio X investigassem o caso.
“A SEC apontou que houve acesso não autorizado e atividade na conta @SECGov na x.com por uma parte desconhecida por um breve período de tempo logo após às 16h ET”, disse a comissão ao Decrypt na terça-feira (9). “Esse acesso não autorizado já foi encerrado”.
“A SEC trabalhará com as autoridades policiais e nossos parceiros em todo o governo para investigar o assunto e determinar os próximos passos apropriados em relação ao acesso não autorizado e a qualquer má conduta relacionada”, continuou o comunicado.
Descrevendo a conta do X da SEC como “comprometida”, o presidente Gary Gensler apressou-se em corrigir o registro, dizendo que “a SEC não aprovou a listagem e a negociação de produtos ETF de bitcoin à vista“. As comunidades de criptomoedas e financeiras esperavam ansiosamente por essa medida, embora a maioria presumisse um prazo final para a decisão na quarta-feira (10).
The @SECGov twitter account was compromised, and an unauthorized tweet was posted. The SEC has not approved the listing and trading of spot bitcoin exchange-traded products.
— Gary Gensler (@GaryGensler) January 9, 2024
A notícia falsa provocou uma queda repentina no valor do Bitcoin e, embora a mensagem tenha sido excluída, o incidente repercutiu pelo resto do dia. Alguns comentaristas perguntaram se a SEC — que, em geral, descarta as criptomoedas como um mercado muito facilmente manipulado — teria que investigar a si mesma.
BREAKING: Securities lawyers tell @FoxBusiness the @SECGov will have to investigate itself for market manipulation after moving the price of $BTC up and down following the hacked tweet that it had approved the first spot BTC ETF and then saying it was fake. That said, for the SEC…
— Charles Gasparino (@CGasparino) January 9, 2024
Enquanto isso, o X também está investigando o caso, de acordo com o influenciador cripto do X, Walter Bloomberg.
*X IS 'INVESTIGATING' THE CAUSE OF SEC'S COMPROMISED ACCOUNT
— *Walter Bloomberg (@DeItaone) January 9, 2024
Embora seja um prolífico usuário de sua própria plataforma, o proprietário do X, Elon Musk, não teve nada a dizer sobre a controvérsia, em vez disso, concentrou-se na imigração, na integridade das eleições e em “programas exclusivos no X” com os apresentadores Don Lemon, Jim Rome e Tulsi Gabbard.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto