Imagem da matéria: SEC Denuncia Venda Ilegal de Ações Ligadas à Blockchain e Acusados Aceitam Acordo
Securities and Exchange Commission

A hype do Blockchain tem sido usada por pessoas do mercado financeiro que desejam aumentar seus lucros com a venda de ações de empresas que supostamente trabalhem com a tecnologia disruptiva.

O caso mais recente veio dos Estados Unidos. A Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) acusa dois homens de terem lucrado ilegalmente com as vendas de ações da empresa UBI Blockchain Internet Ltda.

Publicidade

As informações foram divulgadas na última semana por meio de uma nota enviada do próprio órgão regulador norte-americano à imprensa.

De acordo com o documento, o advogado T.J. Jesky e o gerente de assuntos comerciais de seu escritório de advocacia, Mark F. DeStefano, teriam levantado aproximadamente 1,4 milhão de dólares vendendo ações da empresa durante um período de 10 dias de 26 de dezembro de 2017 a 5 de janeiro de 2018.

Eles receberam 72 mil ações restritas da UBI Blockchain em outubro do ano passado e tinham permissão para vender cada ação a um preço fixo de 3,70 dólares, o que não aconteceu.

Ao invés disso, argumenta o órgão regulador em sua denúncia, a dupla de Nevada resolveu vender de forma ilegal cada ação a partir de 21,21 dólares.

A SEC relata que o preço chegou a custar 48,40 dólares, sendo que esse valor era quando as ações da UBI Blockchain tiveram um pico incomum.

Publicidade

Eles só pararam de vender as ações da UBI Blockchain Internet Ltda no início deste ano, após a SEC ter suspendido temporariamente a negociação de ações dessa empresa. A decisão foi motivada pela falta de clareza quanto as atividades de mercado.

A denúncia foi apresentada a um tribunal federal em Nova York. Acusados de violar as disposições de registro das leis federais de valores mobiliários, Jesky e DeStefano não apresentaram defesa ao que foi alegado pelo órgão regulador e tampouco admitiram serem verdadeiras as acusações.

Os dois, no entanto, concordaram em devolver cerca de 1,4 milhão de dólares que foram supostamente ganhos de forma ilícita, pagar 188 mil e 682 dólares em multas, além de se submeterem às regras impostas pela SEC. O acordo está sujeito à aprovação do tribunal.

Na mencionada nota à imprensa, a SEC deixa claro que o trabalho de investigação contra fraude tem sido exercido com a assistência da Autoridade Reguladora da Indústria Financeira, da Comissão Nacional Mexicana de Valores e da Superintendência do Mercado de Valores do Panamá.

Publicidade

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Modelo de casa com uma moeda de bitcoin

Criptomoedas estão permitindo que pessoas comprem casas, diz governo dos EUA

Pesquisa do Departamento do Tesouro aponta que vendas de criptomoedas ajudaram população de baixa renda a acessar hipotecas
Bitcoin e bandeira da coreia do sul

Bitcoin despenca nas corretoras da Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Medida adotada pelo presidente Yoon Suk-yeol foi classificada pela oposição como tentativa de golpe
imagem gerada por IA mostra tio de bitcoin entre montanhas em referência a mt. gox

Mt. Gox movimenta mais de US$ 3 bilhões em Bitcoin após alta do ativo

O impacto reduzido das transações da Mt. Gox no preço do Bitcoin reflete o sentimento otimista do mercado
Imagem da matéria: A indústria das criptomoedas se despede de Gary Gensler — exatamente como poderia se esperar

A indústria das criptomoedas se despede de Gary Gensler — exatamente como poderia se esperar

Anúncio da renúncia do presidente da SEC foi recebido com um suspiro de alívio no Crypto Twitter, junto com uma série de memes de zombaria