Tigran Gambaryan, um ex-executivo de alto escalão da exchange de criptomoedas Binance que foi preso na Nigéria em fevereiro, ainda está tendo acesso negado à sua equipe jurídica e sua saúde está passando por um rápido declínio.
De acordo com uma declaração compartilhada com o Decrypt, a situação de Gambaryan piorou significativamente desde 16 de julho, quando sua audiência no tribunal de Abuja foi adiado por um feriado. Embora a próxima audiência não ocorra até 11 de outubro, seus representantes legais estão impedidos de entrar na prisão em Kuje para se encontrar com seu cliente desde 26 de julho.
A equipe de Gambaryan diz que o executivo está sofrendo de uma hérnia de disco que supostamente requer cirurgia especializada de alto risco. Sua mobilidade comprometida também o forçou a tomar anticoagulantes para prevenir coágulos sanguíneos.
Além disso, a declaração diz que ele teve infecções recorrentes na garganta e pneumonia durante sua detenção, necessitando da remoção de suas amígdalas.
Choque de versões
Os relatórios contrastam fortemente com as declarações emitidas recentemente por autoridades nigerianas, que alegaram que Gambaryan não tem “nenhum problema de saúde sério” e está “bem” na detenção.
Anteriormente, Gambaryan lutou contra a malária enquanto estava sob custódia nigeriana e até desmaiou no tribunal.
A esposa de Gambaryan, Yuki, viu o marido pela última vez em 24 de fevereiro, quando ele partiu para o que deveria ser uma breve viagem de trabalho para a Nigéria. Ela disse que seus dois filhos pequenos, de 10 e 5 anos, estão lutando para lidar com a ausência do pai.
“Meu marido Tigran saiu de casa para uma viagem de trabalho há quase seis meses, e não tenho ideia de quando ele voltará”, disse ela na declaração. “Agora sua saúde está em uma condição chocantemente ruim e piorando a cada dia.”
Yuki Gambaryan fez um apelo apaixonado ao governo nigeriano pela libertação de seu marido e descreve o impacto devastador que a situação teve em sua família, incluindo encontrar seu filho pequeno em lágrimas, sentindo falta do pai.
As circunstâncias em torno da detenção de Gambaryan permanecem obscuras. As autoridades nigerianas o convidaram inicialmente para uma reunião em Abuja em fevereiro. Após a reunião em 26 de fevereiro, no entanto, ele foi obrigado a entregar seu passaporte e está sob custódia nigeriana desde então.
A família está pedindo ao governo nigeriano que liberte Gambaryan por motivos humanitários, permitindo que ele volte para casa e receba o tratamento médico de que necessita. A pressão sobre a Nigéria deve aumentar, depois que os legisladores dos Estados Unidos se envolveram diretamente visitando o ex-executivo da Binance na prisão.
Enquanto isso, de acordo com a equipe de Gambaryan, impedi-lo de se reunir com seus representantes legais parece violar tanto a constituição nigeriana quanto os regulamentos prisionais nigerianos, que garantem aos prisioneiros o direito de se comunicar com seus assessores jurídicos.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada? Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.