Imagem da matéria: Santander Lança Serviço de Transferências Baseado em Blockchain com Tecnologia da Ripple

O Banco Santander anunciou hoje o lançamento, em quatro países, do primeiro sistema de transferência de moeda baseado na tecnologia blockchain feito por um banco. Após receber aporte de US$ 4 milhões, a startup Ripple desenvolveu um aplicativo que permite transferências de valores no mesmo dia entre países.

O serviço, chamado ‘Santander One Pay FX’, está disponível para clientes no Brasil, Espanha, Polônia e no Reino Unido. O aplicativo, além de ser mais rápido que métodos tradicionais de transferência internacional, mostra a quantidade exata de dinheiro que chegará ao destinatário.

Publicidade

O banco diz que incluirá mais funções no aplicativo em breve, como a possibilidade de enviar remessas instantaneamente a vários outros países. No momento, clientes do Reino Unido podem transferir dinheiro à Europa e aos EUA. Na Espanha, podem transferir para o Reino Unido e os EUA. No Brasil e na Polônia podem fazer transações para o Reino Unido.

O programa utiliza a tecnologia xCurrent, da Ripple, uma rede criada para transações internacionais instantâneas baseada em blockchain. Funcionários do Santander no Reino Unido já utilizam a tecnologia como teste desde 2016.

O aplicativo usa a interface móvel do aplicativo Apple Pay, desenvolvido para pagamentos. O sistema aproveita a distribuição de registros criado pela Ripple, depositando os fundos nas contas no dia seguinte. O Banco pretende permitir transações instantâneas já nos próximos meses.

Para Ana Botín, Diretora executiva do Banco Santander, o objetivo com a inovação “é ajudar as milhares de pessoas que fazem serviços de pagamento internacionais todos os dias”.

Publicidade

O projeto é resultado da parceria entre o Banco e a Ripple, uma startup da Califórnia que recebeu investimento milionário do gigante financeiro. Os fundos vêm do programa InnoVentures, em que o Santander investe US$ 200 milhões em capital de risco em empresas fintech.

A Ripple é criadora do token XRP, que utiliza seu próprio protocolo de blockchain para realizar validações e transações. No xCurrent, porém, por enquanto, são usados apenas dólares e libras esterlinas.

Leia Também: Corretoras e Empresas Brasileiras de Criptomoedas Criam ”Sindicatos” Rivais para Negociar com Brasília

 

BitcoinTrade

BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Empiricus lança novo ETF de Bitcoin na B3; conheça o EBIT11

A Empiricus Asset lançou nesta quinta-feira (3) o primeiro ETF de Bitcoin administrado pelo BTG Pactual
Braço robótico expõe moeda de Ethereum ETH

CVM suspende empresa que prometia lucros de 1.100% com robô trader

CVM determina suspensão imediata de ofertas ilegais de administração de carteiras pela internet
Imagem da matéria: BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

As entidades bloqueadas do Pix foram a Transfeera, a Soffy e a Nuoro Pay
Renan Calheiros é fotografado entre pessoas

Renan Calheiros deve presidir comissão da MP que muda imposto sobre criptomoedas

A MP 1303/2025 visa compensar o recuo parcial no IOF e mudar diretrizes para a cobrança de impostos sobre rendimentos com criptomoedas