Pessao de costas vestida com capuz opera computador
Foto: Shutterstock

O mercado de criptomoedas foi inundado nos últimos dias com o golpe do ‘puxão de tapete’, mais conhecido em sua escrita em inglês ‘rug pull’, a partir do lançamento de tokens inspirados na inteligência artificial ChatGPT, que virou mania na internet. De acordo com a empresa de segurança em blockchain PeckShield uma boa parte dos projetos já tiveram quedas de 99% após os golpistas aplicarem o esquema “pump and dump”.

“A PeckShiels detectou dezenas de tokens #BingChatGPT recém-criados, dos quais 3 parecem ser #honeypots e 2 têm alto imposto de venda. 2 deles já caíram mais de 99%. O usuário implantador 0xb583 já criou dezenas de tokens com um esquema de pump & dump com a IA ChatGPT”, alertou a PeckShield.

Publicidade

Um “rug pull” é quando o golpista emite um token, faz propagandas enganosas e começa a inflar artificialmente o preço do ativo com o que é chamado de ‘pump and dump’.

Em um pump and dump, golpistas divulgam informações falsas, convencem pessoas a comprar um ativo e realizam lucro logo em seguida e abandonam o projeto — o puxão de tapete.

Falsos tokens ChatGPT

De acordo com uma análise do site Coindesk, nas últimas semanas foram emitidos mais de 130 tokens usando o termo ChatGPT apenas na Binance Smart Chain (BNB Chain). Conforme descreve, mais 25 projetos suspeitos foram criados na rede Ethereum, enquanto outras redes também viram o ChatGPT ser atrelado a tokens, como redes Solana e Arbitrum, por exemplo.

O termo ‘bing’ atrelado ao termo ‘ChatGPT’ também não é por acaso. Recentemente a Microsoft anunciou que iria usar um novo modelo de linguagem baseado em ‘OpenAI’ (que é a iniciativa por trás do ChatGPT) em seu motor de busca Bing. Portanto, os golpistas já tinham essa informação para criar tokens BingChatGPTs’.

Publicidade

Golpes de Rug pull 

As informações da PeckShield não são uma surpresa, pois constantemente aparecem projetos ilícitos atrelados a novidades no mercado. Foi assim quando a Dogecoin (DOGE) passou a ser mimada pelo dono da Tesla, Elon Musk, ou quando a comunidade Shiba Inu (SHIB) se juntou para aumentar seu preço.

A partir dessas ações, surgiram centenas de tokens suspeitos usando os termos ‘doge’ e ‘shiba’, como por exemplo ‘ElonDogeTwit’ e ‘Shibanarium’.

Em março do ano passado, pSHARE (PSHARE), o token do projeto The Pulse DAO, desabou mais de 98% em poucas horas após o seu criador aplicar um golpe do tipo rug pull (puxada de tapete).

Isso ocorre porque muitas vezes o golpista lança o protocolo já configurado para a prática de rug pull, como por exemplo, um comando que pode mandar todos os ativos vinculados para a carteira que ele desejar.

  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias
VOCÊ PODE GOSTAR
Fios de transmissão cortados

Rede de segunda camada do Bitcoin, Stacks fica parada por 9 horas — o que aconteceu?

A interrupção na produção de blocos na sexta-feira causou também uma queda de 16% no preço do token STX; aqui está o porquê
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

Jogo de Telegram ‘Hamster Kombat’ ultrapassa 150 milhões de usuários

Crescimento explosivo representa um aumento de 50% em uma semana; Toncoin atinge recorde histórico
Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay

“Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”, diz Campos Neto

O presidente do BC participa do Emerging Tech Summit, evento do Valor Capital Group em São Paulo